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Abstract(s)
As superfícies funcionam como dispositivos sensoriais no primeiro contacto entre os utilizadores e os objectos. Na arquitectura, estas actuam como interfaces entre os objectos construídos e o espaço envolvente; uma protecção física, e ambiental, com significado simbólico, que proporciona estímulos sensoriais ao observador/utilizador, que promovem o sentimento de apropriação, e pertença, aos lugares.
O reconhecido papel da visão na interpretação da realidade física contribuiu para a valorização da importância das variações perceptivas, sincrónicas e diacrónicas, nos processos mentais de interpretação espacial. A consciencialização da relevância do Factor Humano no processo de design dos espaços públicos, nomeadamente dos factores relacionados com a percepção, vem consolidar o papel da qualidade visual e emocional dos materiais utilizados na construção desses espaços.
Neste contexto, e após uma análise crítica dos processos de desenvolvimento de produto adoptado pelas empresas produtoras de azulejos, identificou-se a necessidade de renovação significativa e sustentada dos revestimentos cerâmicos através da alteração do modelo convencional de desenvolvimento centrado no produto, para um modelo centrado no utilizador, ao nível da função e da percepção.
O modelo conceptual proposto consiste num novo modelo de pensar o projecto, onde os aspectos perceptivos são considerados como elementos basilares na análise, desenvolvimento, produção e utilização do produto. O uso intencional e estratégico das qualidades intrínsecas dos materiais cerâmicos na modelação da superfície, em articulação com o potencial perceptivo dos vidrados proporcionam oportunidades únicas para soluções inovadoras ao nível funcional e visual, adequadas às condições específicas dos lugares.
Espera-se que os resultados deste estudo demonstrem que a integração dos factores perceptivos, assim como das experiências vivenciais dos utili- zadores, nos processos de design de revestimentos cerâmicos, contribuam para que estes possam constituir-se como uma solução válida, e eficaz, não apenas ao nível funcional, como pele protectora da arquitectura, mas também como elemento de valor acrescentado que confere qualidade visual e emocional aos espaços habitados contemporâneos.
Através da adopção de uma metodologia holística construiu-se uma abordagem transversal à temática, de forma a incorporar diferentes critérios de análise e ampliar as potencialidades do desenvolvimento de azulejos.
Description
Keywords
Azulejo Revestimentos cerâmicos Cor Processo de design Factor humano Percepção Matéria Superfície Espaço urbano