Publication
Caracterização dos níveis de Burnout, Job-Stress, Liderança Responsável e Equilíbrio Trabalho-Família numa empresa de transportes internacionais - um caso português
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Economia e Gestão | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pedrosa, António José Pinto | |
dc.contributor.advisor | Marques, Tânia de Matos Gomes | |
dc.contributor.author | Neves, Jorge Filipe Pereira | |
dc.date.accessioned | 2022-10-28T10:43:05Z | |
dc.date.embargo | 2025-05-03 | |
dc.date.issued | 2022-05-03 | |
dc.description.abstract | O estudo de variáveis como o Burnout, Job-Stress, Liderança Responsável e Equilíbrio Trabalho-Família tem progressivamente aumentado, com o interesse nas mesmas a emergir no seio das organizações, principalmente ao nível da caracterização do ambiente organizacional das empresas. Nesse sentido, o objetivo do presente Projeto recai na avaliação e caracterização dos níveis de Burnout, Job-Stress, Liderança Responsável e Equilíbrio Trabalho-Família, de forma isolada, entre os colaboradores de uma empresa de transportes internacional portuguesa. Pretendeu-se observar se, além dos níveis medidos, se estes variam consoante algumas variáveis sociodemográficas como a Idade, Profissão, Habilitações Literárias ou Antiguidade. O tratamento estatístico utilizado permitiu concluir que os níveis de Burnout e de Job-Stress são médios e tendencialmente baixos, os níveis de Liderança Responsável são elevados, e os níveis de Equilíbrio Trabalho-Família são médios, o que representa, de forma geral, resultados satisfatórios. Verificou-se ainda uma relação nula ou praticamente inexistente com as variáveis sociodemográficas analisadas. Os líderes da organização, apesar de demonstrarem que aplicam práticas de Liderança Responsável, devem continuar a trabalhar nesse sentido, com o desenvolvimento de procedimentos mais amigos do ambiente, bem como trabalhar no sentido de gerar apoio social e um maior feedback (para reduzir os níveis de Burnout), e ainda na disseminação da informação, avaliação regular posterior, e gestão da carga de trabalho dos trabalhadores (para reduzir o Job-Stress e promover o Equilíbrio Trabalho-Família, respetivamente). | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203085817 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/7810 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Burnout | pt_PT |
dc.subject | Job-Stress | pt_PT |
dc.subject | Liderança Responsável | pt_PT |
dc.subject | Equilíbrio Trabalho-Família | pt_PT |
dc.subject | Transportes Internacionais de Mercadorias | pt_PT |
dc.title | Caracterização dos níveis de Burnout, Job-Stress, Liderança Responsável e Equilíbrio Trabalho-Família numa empresa de transportes internacionais - um caso português | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Gestão | pt_PT |