Repository logo
 
Publication

RespirArFundo: Um programa de promoção de exercício físico em professores e funcionários em contexto escolar - Estudo quantitativo e qualitativo

dc.contributor.authorBrito, Sara
dc.contributor.authorMorouço, Pedro
dc.contributor.authorMatos, Rui
dc.contributor.authorAlves, Ana
dc.contributor.authorFrontini, Roberta
dc.contributor.authorSilva, Marlene
dc.contributor.authorAntunes, Raul
dc.date.accessioned2024-01-15T09:55:11Z
dc.date.available2024-01-15T09:55:11Z
dc.date.issued2023-01-04
dc.description.abstractO projeto RespirArFundo, através de uma metodologia mista quantitativa e qualitativa teve como objetivo avaliar o efeito de um programa de intervenção (22 “sessões teórico-práticas”), com realização de diferentes tipos de atividades, para melhorar os níveis de aptidão física, bem-estar e qualidade de vida (QdV) em professores e funcionários de uma escola secundária da região centro de Portugal. Pretendeu-se ainda avaliar os níveis de satisfação dos participantes com o projeto e identificar as principais barreiras e facilitadores à sua participação. A fase de intervenção deste projeto decorreu entre janeiro e junho de 2021. A amostra foi constituída por 26 profissionais da escola (19 professores e 7 funcionários não docentes), sendo na sua maioria (92.3%) do sexo feminino (53.7 ± 5.0 anos). Para a avaliação da aptidão física foram utilizados os testes “levantar e sentar da cadeira”, “levantar, percorrer 2.44m e sentar” e o “teste de preensão manual”. Para a avaliação do bem-estar recorreu-se às escalas PANAS, SWLS e SVS enquanto o WHOQOL-Bref foi utilizado para a avaliação da QdV. Foi ainda realizado um grupo focal. Apóso programa, verificou-se que os participantes melhoraram no teste “levantar e sentar na cadeira” (η2=0.51), em relação ao momento inicial. Para além disso, os participantes revelaram níveis elevados de satisfação com o programa e percecionaram a existência de benefícios físicos e de bem-estar associados ao projeto, adotando hábitos saudáveis. A importância do projeto foi reconhecida pela Direção da escola, tendo sido atribuídas horas específicas para que o projeto continuassea funcionar nos seguintes anos letivos.pt_PT
dc.description.abstractThe project RespirArFundo, through a mixed method (quantitative and qualitative), aimed to assess the effect of an intervention program (22 theoretical-practical sessions). It carried out different types of activities to improve physical fitness levels, well-being,and quality of life (QoL) in teachers and employees of a higher school in the centre region of Portugal. It was also intended to assess the satisfaction levels of the participants that participated in the project as well as to identify the main barriers and facilitators to their participation. The intervention phase of this project took place between January and June 2021. The sample consisted of 26 school professionals (19 teachers and 7 employees). The majority was female (92.3%) with a mean age of 53.7 (± 5.0 years old). In order to assess physical fitness we used the following tests “chair stand”, “8-Ft Up-&-Go” and “hand grip”. For the assessment of well-being, the PANAS, SWLS and SVS scales were used, while the WHOQOL-Bref was used to assess QoL. A focusgroup was also performed. After the program, it was found that participants improved on the test “chair stand” (η2=0.51), in relation to the initial moment. Moreover, participants revealed high levels of satisfaction with the program and perceived the existence of physical and well-being benefits associated with the project, adopting healthy habits. The importance of the project was recognized by the school's management, and specific hours were assigned so that the project continues to function in the following academic years.pt_PT
dc.description.abstractEl proyecto RespirArFundo, a través de una metodología mixta cuantitativa y cualitativa, tuvo como objetivo evaluar el efecto de un programa de intervención (22 "sesiones teórico-prácticas"), con diferentes tipos de actividades, para mejorar los niveles de aptitud física, el bienestar y la calidad de vida (CdV) en profesores y empleados de una escuela secundaria en la región central de Portugal. También queríamos evaluar el grado de satisfacción de los participantes con el proyecto e identificar los principales obstáculos y facilitadores de su participación. La fase de intervención de este proyecto tuvo lugar entre enero y junio de 2021. La muestra estaba compuesta por 26 profesionales (19 profesores y 7 personal no docente), siendo la mayoría (92.3%) mujeres (53.7 ± 5.0 años). Para la evaluación de la aptitud física se utilizaron las pruebas "levantarse y sentarse de una silla", "levantarse, caminar 2.44 m y sentarse" y la " fuerza de prensiónmanual ". Se utilizaron las escalas PANAS, SWLS y SVS para evaluar el bienestar, mientras que el WHOQOL-Bref se utilizó para evaluar la CdV. También se realizó un grupo de discusión. Tras el programa, se comprobó que los participantes mejoraron en la prueba "levantarse y sentarse en una silla” (η2=0.51). Además, los participantes revelaron altos niveles de satisfacción con el programa y percibieron la existencia de beneficios físicos y de bienestar asociados al proyecto, adoptando hábitos saludables. La dirección de la escuela reconoció la importancia del proyecto y le asignó horas específicas para que continuara en los años siguientes.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBrito, S., Morouço, P., Matos, R., Alves, A., Frontini, R., Silva, M., & Antunes, R. (2023). RespirArFundo: Um programa de promoção de exercício físico em professores e funcionários em contexto escolar - Estudo quantitativo e qualitativo. Cuadernos de Psicología del Deporte, 23(1), 190–205. https://doi.org/10.6018/cpd.517191pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.6018/cpd.517191pt_PT
dc.identifier.eissn1989-5879
dc.identifier.issn15788423
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9266
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidad de Murcia. Servicio de Publicacionespt_PT
dc.relationLife Quality Research Centre
dc.relation.ispartofseries1;
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.um.es/cpd/article/view/517191pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectAtividade Físicapt_PT
dc.subjectMudança Comportamentalpt_PT
dc.subjectBem-Estarpt_PT
dc.subjectQualidade de Vidapt_PT
dc.subjectSaúdept_PT
dc.titleRespirArFundo: Um programa de promoção de exercício físico em professores e funcionários em contexto escolar - Estudo quantitativo e qualitativopt_PT
dc.title.alternative“RespirArFundo”: A program to promote physical exercise for teachers and employees in the school context -Quantitative and qualitative studypt_PT
dc.title.alternative“RespirArFundo”: Un programa para promover el ejercicio físico en profesores y personal en un contexto escolar -Estudio cuantitativo y cualitativopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleLife Quality Research Centre
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04748%2F2020/PT
oaire.citation.endPage205pt_PT
oaire.citation.startPage190pt_PT
oaire.citation.titleCuadernos de Psicología del Deportept_PT
oaire.citation.volume23pt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameMorouço
person.familyNameMatos
person.familyNameFrontini
person.familyNameAntunes
person.givenNamePedro
person.givenNameRui
person.givenNameRoberta
person.givenNameRaul
person.identifier435983
person.identifierhttps://scholar.google.com/citations?user=RobertaFrontini=en&authuser=1
person.identifier.ciencia-idF619-3996-742A
person.identifier.ciencia-idE91C-D6C7-62A5
person.identifier.ciencia-id2912-39E4-16D8
person.identifier.ciencia-id8B16-73A3-A66E
person.identifier.orcid0000-0002-5956-9790
person.identifier.orcid0000-0002-2034-0585
person.identifier.orcid0000-0002-1253-7660
person.identifier.orcid0000-0002-5485-9430
person.identifier.ridK-9545-2013
person.identifier.scopus-author-id24339135400
person.identifier.scopus-author-id55315503400
person.identifier.scopus-author-id54784247000
person.identifier.scopus-author-id57194044687
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication05b28d80-9e18-41cc-a66c-f37955bfc8da
relation.isAuthorOfPublication28ca4c61-3386-4b73-9eef-c377816d5a31
relation.isAuthorOfPublication2357460c-f62f-4d92-8124-0312defcab13
relation.isAuthorOfPublication292d3773-ef00-4441-a4b8-9f53e3cba456
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2357460c-f62f-4d92-8124-0312defcab13
relation.isProjectOfPublication57e56766-a671-4b38-a18f-16ac7cc0aba7
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery57e56766-a671-4b38-a18f-16ac7cc0aba7

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
psicomurcia,+(190-205)+Projeto+“RespirArFundo”.pdf
Size:
580.53 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: