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Dos objetos aos projetos: a área da casinha, um espaço "vivo" np jardim de Infância
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Lopes, Maria de São Pedro dos Santos Silva | |
dc.contributor.author | Mendes, Catarina Bernardino | |
dc.date.accessioned | 2017-01-13T11:06:02Z | |
dc.date.available | 2017-01-13T11:06:02Z | |
dc.date.issued | 2016-12-19 | |
dc.description.abstract | Este relatório insere-se num percurso educativo com vista à obtenção do grau de mestre em Intervenção e Animação Artísticas. São diversos os autores que ao longo dos séculos têm vindo a defender a importância das artes no contexto educativo. Para eles, através das artes é possível alcançar um desenvolvimento integral e harmonioso da criança, vivido de forma prazerosa e democrática. A expressão dramática, assim é denominada no nosso país quando se refere à linguagem teatral no contexto educativo, apresenta-se como uma das expressões artísticas ao dispor da Escola, sendo simultaneamente fonte e veículo educativo. No contexto da educação Pré-escolar, a área da casinha constitui-se como um espaço privilegiado para a exploração do jogo dramático espontâneo, uma das vertentes da expressão dramática. No entanto, será necessário que se imprimam novas dinâmicas a esta área, tornando o espaço promotor de novas experiências. Foi também nosso interesse evidenciar a importância do modelo pedagógico de trabalho por projetos no jardim de infância, uma metodologia onde as ideias, interesses e necessidades das crianças são tidos em conta e promotores de novas aprendizagens. Com este estudo pretendemos compreender quais os contributos da introdução de novos objetos na área da casinha para a ampliação do jogo dramático das crianças em idade pré-escolar. Deste modo, procedemos a uma investigação de abordagem qualitativa, cuja técnica adotada foi a investigação-ação, assente numa recolha de dados através da observação direta, diário de bordo (apoiado por videogravações), inquéritos por questionário e por entrevista. O estudo foi desenvolvido com um grupo de crianças de dois e três anos que frequentam o Jardim de Infância o Ninho – Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior. Os resultados obtidos indicam-nos que a dinamização da área da casinha através da introdução de novos objetos permite a ampliação do jogo dramático das crianças nessa área e, consequentemente, a vivências de novas experiências e aprendizagens. Fruto da ampliação do jogo dramático espontâneo, os dados obtidos levam-nos a pensar que, se cria um ambiente favorável ao surgimento de projetos integrados, envolvendo as diferentes linguagens artísticas e áreas de conteúdo da educação pré-escolar, tão importantes para o processo educativo e desenvolvimento das crianças. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201548879 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/2412 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Expressão dramática | pt_PT |
dc.subject | Expressão artística | pt_PT |
dc.subject | Jogo | pt_PT |
dc.title | Dos objetos aos projetos: a área da casinha, um espaço "vivo" np jardim de Infância | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas | pt_PT |