Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Educação Inclusiva em tempos de Pandemia –Ensino Presencial VS Ensino à Distância

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A Educação Inclusiva tem como eixo central de orientação a necessidade de cada Escola/Agrupamento de Escolas (AE) encarar a diversidade dos seus alunos como uma mais-valia. Cabe a cada uma encontrar formas de lidar com a diferença, adequando os processos de ensino às características e condições individuais de cada aluno, mobilizando os meios que dispõe para que todos aprendam e participem, de forma ativa, nas atividades académicas e da comunidade. Numa altura em que as Escolas encerraram, devido à COVID 19, a grande maioria dos alunos tiveram de acompanhar as aprendizagens à distância. Os alunos, que não reuniram condições para que tal acontecesse, usufruíram do ensino presencial. Nesta fase, com uma enorme exigência adaptativa por parte de todos – alunos, profissionais e pais/Encarregados de Educação (EE) – os recursos da Escola tiveram de se orientar para uma ação comum assegurando a prossecução do processo de ensino e aprendizagem, garantindo o direito de todos os alunos à educação, ao acesso, ao conhecimento e à participação. Este projeto surge, assim, da necessidade de partilhar as adaptações feitas pelo AE, o trabalho realizado com os alunos em ensino presencial e em ensino à distância (E@D), o papel do Docente de Educação Especial (DEE) e das famílias. O presente trabalho trata-se de um estudo de caso, desenvolvido num Agrupamento de Escolas do distrito de Leiria, tendo como participantes os alunos a usufruir de Medidas Seletivas e/ou Adicionais, ao abrigo do Decreto-Lei 54/2018. Os dados foram obtidos através de entrevistas efetuadas a cinco professoras do AE: quatro docentes de educação especial, uma das quais a exercer, cumulativamente, funções de Assessora da Direção e iv Coordenadora da EMAEI e uma professora da disciplina de Matemática, do 3.º Ciclo. Os resultados deste estudo evidenciam que o trabalho de equipa é crucial para que a Escola responda, cada vez mais e melhor, à diversidade dos alunos e à especificidade de cada um. Esta premissa tornou-se ainda mais significativa, num momento, em que a Escola se teve de (re) organizar com a resposta do ensino presencial e do ensino à distância, em simultâneo. No trabalho de equipa, a partilha de conhecimentos e de experiências, o (re) pensar e (re)ajustar estratégias e metodologias foi uma mais-valia para a superação dos constrangimentos que foram surgindo.

Description

Keywords

Educação Inclusiva Ensino a Distância (E@D) Ensino Presencial Respostas Educativas

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue