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Advisor(s)
Abstract(s)
A Educação Inclusiva tem como eixo central de orientação a necessidade
de cada Escola/Agrupamento de Escolas (AE) encarar a diversidade dos
seus alunos como uma mais-valia. Cabe a cada uma encontrar formas de
lidar com a diferença, adequando os processos de ensino às
características e condições individuais de cada aluno, mobilizando os
meios que dispõe para que todos aprendam e participem, de forma ativa,
nas atividades académicas e da comunidade.
Numa altura em que as Escolas encerraram, devido à COVID 19, a
grande maioria dos alunos tiveram de acompanhar as aprendizagens à
distância. Os alunos, que não reuniram condições para que tal
acontecesse, usufruíram do ensino presencial.
Nesta fase, com uma enorme exigência adaptativa por parte de todos –
alunos, profissionais e pais/Encarregados de Educação (EE) – os
recursos da Escola tiveram de se orientar para uma ação comum
assegurando a prossecução do processo de ensino e aprendizagem,
garantindo o direito de todos os alunos à educação, ao acesso, ao
conhecimento e à participação.
Este projeto surge, assim, da necessidade de partilhar as adaptações
feitas pelo AE, o trabalho realizado com os alunos em ensino presencial
e em ensino à distância (E@D), o papel do Docente de Educação
Especial (DEE) e das famílias.
O presente trabalho trata-se de um estudo de caso, desenvolvido num
Agrupamento de Escolas do distrito de Leiria, tendo como participantes
os alunos a usufruir de Medidas Seletivas e/ou Adicionais, ao abrigo do
Decreto-Lei 54/2018.
Os dados foram obtidos através de entrevistas efetuadas a cinco
professoras do AE: quatro docentes de educação especial, uma das quais
a exercer, cumulativamente, funções de Assessora da Direção e
iv
Coordenadora da EMAEI e uma professora da disciplina de Matemática,
do 3.º Ciclo.
Os resultados deste estudo evidenciam que o trabalho de equipa é crucial
para que a Escola responda, cada vez mais e melhor, à diversidade dos
alunos e à especificidade de cada um. Esta premissa tornou-se ainda
mais significativa, num momento, em que a Escola se teve de (re)
organizar com a resposta do ensino presencial e do ensino à distância,
em simultâneo. No trabalho de equipa, a partilha de conhecimentos e de
experiências, o (re) pensar e (re)ajustar estratégias e metodologias foi
uma mais-valia para a superação dos constrangimentos que foram
surgindo.
Description
Keywords
Educação Inclusiva Ensino a Distância (E@D) Ensino Presencial Respostas Educativas