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Ser Assistente Social numa Escola: da Intervenção Social Resolutiva à Intervenção Socioeducativa

datacite.subject.fosCiências Sociais::Sociologia
dc.contributor.advisorVieira, Ricardo Manuel das Neves
dc.contributor.authorMarques, Miguel Ângelo da Silva
dc.date.accessioned2025-03-10T14:41:58Z
dc.date.available2025-03-10T14:41:58Z
dc.date.issued2024-11-28
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado dá conta do trabalho desenvolvido ao longo de quatro anos, no Agrupamento de Escolas D. João I, tentando prevenir, colmatar e resolver alguns choques de cultura, tensões e problemas sociais entre alunos e entre famílias e escola. Sublinhamos da investigação alguns problemas mais marcantes, como é o caso de alguns comportamentos, e a atuação resolutiva das questões que têm vindo a surgir, para uma futura prevenção e uma modificação de olhares sobre as diferenças socioculturais. O aluno era visto como problemático e o projeto pretende que as comunidades educativas consigam olhar para o mesmo de uma forma diferente sem estigmatizar. Dá conta, também, de várias atividades interculturais, formações para os professores e funcionários, pois todos estes intervenientes são importantes para este panorama educativo complexo, tornando a escola diferente, uma escola mais inclusiva e não uma escola excludente e discriminatória. A investigação que está presente neste relatório começou com um diagnóstico social e educativo, feito de forma mediadora, isto é, feito com os sujeitos, com os profissionais e com os pais daquela população estudantil. Mas esse diagnóstico, como refere Pérez Serrano, não é apenas uma etapa inicial, ele foi acompanhando o projeto ao longo das outras etapas. A partir do mesmo foram planificadas várias atividades de natureza intercultural como são o exemplo as ações de sensibilização sobre a importância da Empatia, Atividades Interculturais, Ações de formação de professores, Arraial no final do ano letivo. O projeto fica em aberto para originar novos projetos. Fica em aberto uma vez que ele tem uma duração de quatro anos, e, portanto, só ao final desse tempo será possível tirar conclusões mais claras e fazer uma avaliação mais aprofundada. Assim, este projeto, depois de mostrar essas atividades, mostra, apresenta, deixa instrumentos e ideias para uma avaliação final a realizar no ano de dois mil e vinte e oito, ouvindo, de novo, os vários interventores.por
dc.identifier.tid203909186
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/12681
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectEscola
dc.subjectMediação Intercultural
dc.subjectMigração
dc.subjectTensões
dc.subjectConflitos
dc.titleSer Assistente Social numa Escola: da Intervenção Social Resolutiva à Intervenção Socioeducativa
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social

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