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Desenvolvimento de Competências em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica – Melhoria da Qualidade dos Cuidados à Pessoa internada – necessidades formativas em situações de emergência e reanimação

datacite.subject.fosCiências Médicas::Medicina Clínicapt_PT
dc.contributor.advisorMendonça, Susana Maria Sobral
dc.contributor.authorTodo Bom, Luís Filipe Pereira
dc.date.accessioned2022-09-07T13:27:33Z
dc.date.available2022-09-07T13:27:33Z
dc.date.issued2022-06-29
dc.description.abstractO presente relatório emerge no âmbito do Ciclo de Mestrado em Enfermagem Médico- Cirúrgica – área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica (PSC), cujo objetivo visa a obtenção do grau de Mestre, encontrando-se dividido em 2 partes distintas. Na Parte I, evidencia-se o desenvolvimento de competências através de uma metodologia descritiva, analítica e crítico-reflexiva sobre as atividades desenvolvidas, as experiências vivenciadas, e as dificuldades vividas no percurso do desenvolvimento das competências como Mestre, das competências comuns do Enfermeiro Especialista (EE) e das especificas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica na área de Enfermagem à PSC (EEEMCPSC). Destacamos a promoção do desenvolvimento substancial do raciocínio crítico, o aumento dos conhecimentos e o fortalecimento de um suporte efetivo para as futuras tomadas de decisão. A intervenção de enfermagem baseada em evidencia científica é estruturante à diferenciação do Mestre e do EE, bem como a construção de conhecimentos científicos colaboram para fundamentar a tomada de decisão, tanto no domínio da prestação de cuidados à pessoa, como nos restantes domínios de intervenção do enfermeiro. Nos EC sentimos que o EE deve mobilizar todos os conhecimentos e competências adquiridas para a pratica diária de cuidados, e ainda promover a prática baseada na evidência, contribuindo para uma prática de excelência. Naturalmente, na área especializada dos cuidados à PSC, também as competências comuns assumem um valor crucial para obter ganhos em saúde para a pessoa e família, equipa e instituição. A Parte II teve por base um projeto de investigação-ação num serviço de internamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que pretendia responder à questão: “Quais as necessidades formativas em situações de emergência e reanimação?”. Partindo da hipótese: As dificuldades que os profissionais de saúde sentem na assistência à Paragem Cardiorrespiratória (PCR) Intra-Hospitalar variam em função de variáveis sociodemográficas e fatores como a experiência profissional, o contexto profissional e a formação académica. Assim, foi implementada a Escala de Perceção de Dificuldades na Assistência à PCR Intra-Hospitalar (EPDAPI) (Catalão, 2017) a 21 enfermeiros em dois momentos distintos. Os resultados mostraram que é possível melhorar os cuidados e os conhecimentos dos profissionais através da formação. A aquisição de habilidades profissionais específicas deve dar resposta às necessidades de cuidados de saúde das populações. É necessário que o enfermeiro fundamente a sua intervenção em evidência científica.pt_PT
dc.identifier.tid203058054pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7625
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectEnfermagempt_PT
dc.subjectPessoa em Situação Críticapt_PT
dc.subjectEnfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgicapt_PT
dc.subjectQualidade dos Cuidadospt_PT
dc.subjectEmergência e Reanimaçãopt_PT
dc.titleDesenvolvimento de Competências em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica – Melhoria da Qualidade dos Cuidados à Pessoa internada – necessidades formativas em situações de emergência e reanimaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Críticapt_PT

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