Publication
Educação artística no ensino superior – cenários pedagógicos durante e após a pandemia
dc.contributor.author | Magueta, Lúcia | |
dc.contributor.author | Sousa, Jenny | |
dc.contributor.author | Milhano, Sandrina | |
dc.date.accessioned | 2024-01-03T12:09:50Z | |
dc.date.available | 2024-01-03T12:09:50Z | |
dc.date.issued | 2023-12 | |
dc.date.updated | 2024-01-02T18:28:39Z | |
dc.description.abstract | Este texto apresenta um conjunto de práticas de formação para a educação artística ocorridas num contexto de ensino superior, partindo de um estudo de caso. São abordados conceitos relativos à edu cação artística e à sua importância para o desenvolvimento pessoal e social do indivíduo e descritos “cenários pedagógicos” de um contexto de formação de profissionais que atuam em diferentes espa ços educativos, sociais, artísticos e culturais. Através de uma abordagem interpretativa, procura-se contribuir para o conhecimento sobre inovação pedagógica relativa a práticas ocorridas em tempo de pandemia e em tempo de regresso ao cotidiano acadêmico. | pt_PT |
dc.description.abstract | This text presents a set of training practices for artistic education that took place in a higher edu cation context, based on a case study. Concepts related to arts education and its importance for the individual’s personal and social development are addressed, and “pedagogical scenarios” are described in the context of training professionals who work in different educational, social, artis tic, and cultural spaces. Through an interpretive approach, we seek to contribute knowledge about pedagogical innovation related to practices that occurred in times of a pandemic and in times of return to academic daily life. | pt_PT |
dc.description.abstract | Este texto presenta un conjunto de prácticas formativas para la educación artística que se dieron en un contexto de educación superior, a partir de un estudio de caso. Se abordán conceptos relacio nados con la educación artística y su importancia para el desarrollo personal y social del individuo, y se describán “escenarios pedagógicos” en un contexto de formación de profesionales que actúan en diferentes espacios educativos, sociales, artísticos y culturales. A través de un enfoque interpretativo, buscamos contribuir al conocimiento sobre la innovación pedagógica relacionada con prácticas ocu rridas en tiempos de pandemia y en tiempos de retorno a la cotidianidad académica. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.20500/rce.v18i43.59270 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1809-5747 | |
dc.identifier.slug | cv-prod-3335519 | |
dc.identifier.uri | https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/59270/39847 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/9151 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_PT |
dc.relation | UIDB/05507/2020 | pt_PT |
dc.relation | UIDB/04647/2020 | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/59270 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação artística | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Artes | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_PT |
dc.subject | Inovação pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Art education | pt_PT |
dc.subject | Teaching practices | pt_PT |
dc.subject | Pedagogical innovation | pt_PT |
dc.subject | Higher education | pt_PT |
dc.subject | Prácticas pedagógicas | pt_PT |
dc.subject | Innovación pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Enseñanza superior | pt_PT |
dc.subject | Educación artística | pt_PT |
dc.title | Educação artística no ensino superior – cenários pedagógicos durante e após a pandemia | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Brasil | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 16 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 43 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Contemporânea de Educação | pt_PT |
oaire.citation.volume | 18 | pt_PT |
person.familyName | Grave Magueta | |
person.familyName | Sousa | |
person.familyName | Milhano | |
person.givenName | Lúcia | |
person.givenName | Jenny | |
person.givenName | Sandrina | |
person.identifier | https://scholar.google.com/citations?hl=en&user=Yw_e_2EAAAAJ | |
person.identifier | https://scholar.google.com/citations?hl=pt-BR&user=ozO1F0AAAAAJ | |
person.identifier.ciencia-id | F214-6B4F-713B | |
person.identifier.ciencia-id | D718-1B53-F947 | |
person.identifier.ciencia-id | 4E12-804B-3E3F | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0203-571X | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1626-6746 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6747-9472 | |
rcaap.cv.cienciaid | 4E12-804B-3E3F | Sandrina Milhano | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 59add4da-4561-421c-b6f7-e104453e2200 | |
relation.isAuthorOfPublication | 9f97303b-d3c8-40b2-b90a-6d048a1d8e19 | |
relation.isAuthorOfPublication | 07d14f14-c5c3-406f-b796-3be6dd4c351a | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 59add4da-4561-421c-b6f7-e104453e2200 |