Publication
(Re)significar a educação de infância e os momentos de brincadeira livre
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Leal, Rita Alexandra Bettencourt | |
dc.contributor.author | Morgado, Beatriz Cruz | |
dc.date.accessioned | 2024-08-01T10:07:09Z | |
dc.date.available | 2024-08-01T10:07:09Z | |
dc.date.issued | 2024-06-26 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de prática de ensino supervisionada foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Os principais objetivos são refletir sobre o percurso vivido nas três práticas pedagógicas que integram o plano de estudos e apresentar um estudo investigativo relativo ao momento de brincadeira livre no espaço exterior. A prática pedagógica desenvolvida em contexto de creche permitiu refletir sobre (i) a intencionalidade educativa, questionando se as oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento criadas partiam dos interesses das crianças ou se estavam mais centradas no que o adulto considerava ser necessário desenvolver, e (ii) a importância das rotinas como momentos importantes para que as crianças se sintam seguras e confiantes. A prática pedagógica desenvolvida em contexto de jardim de infância I e II permitiu construir conhecimento quanto à escuta das crianças, ao portefólio, aos projetos vividos com as crianças e à relação estabelecida com as famílias. Estes aspetos permitiram refletir sobre o envolvimento das crianças e de cada uma no seu processo de aprendizagem e em estratégias onde procurava que esse envolvimento fosse cada vez maior. O estudo investigativo de índole qualitativa relativo ao momento de brincadeira livre no espaço exterior foi desenvolvido no contexto de jardim de infância e visou identificar, analisar e refletir sobre as brincadeiras que três crianças (de 3, 4 e 5 anos) desenvolviam no espaço exterior da instituição que frequentavam, no momento de brincadeira livre. A recolha de dados ocorreu através da observação das brincadeiras no espaço exterior da instituição e da realização de entrevistas às três crianças participantes. Os resultados obtidos demonstram que as brincadeiras mais recorrentes são as sensórioiv motora, dramática e associativa e, à medida que a idade da criança vai aumentando, aumenta, também, a complexidade, a organização e o nível de risco da brincadeira. Por fim, destaca-se o processo vivido de construção e partilha de conhecimento sobre a educação de infância junto da comunidade científica, salientando-se as dificuldades, alegrias e desafios superados inerentes à realização e publicação de relatos e artigos científicos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203669428 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/9873 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Espaço exterior | pt_PT |
dc.subject | Brincadeiras | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Educação de Infância | pt_PT |
dc.title | (Re)significar a educação de infância e os momentos de brincadeira livre | pt_PT |
dc.title.alternative | um olhar reflexivo | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- relatorio-de-pes_beatriz-cruz-morgado_após correções formais.pdf
- Size:
- 11.49 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: