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(Re)significar a educação de infância e os momentos de brincadeira livre

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorLeal, Rita Alexandra Bettencourt
dc.contributor.authorMorgado, Beatriz Cruz
dc.date.accessioned2024-08-01T10:07:09Z
dc.date.available2024-08-01T10:07:09Z
dc.date.issued2024-06-26
dc.description.abstractO presente relatório de prática de ensino supervisionada foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Os principais objetivos são refletir sobre o percurso vivido nas três práticas pedagógicas que integram o plano de estudos e apresentar um estudo investigativo relativo ao momento de brincadeira livre no espaço exterior. A prática pedagógica desenvolvida em contexto de creche permitiu refletir sobre (i) a intencionalidade educativa, questionando se as oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento criadas partiam dos interesses das crianças ou se estavam mais centradas no que o adulto considerava ser necessário desenvolver, e (ii) a importância das rotinas como momentos importantes para que as crianças se sintam seguras e confiantes. A prática pedagógica desenvolvida em contexto de jardim de infância I e II permitiu construir conhecimento quanto à escuta das crianças, ao portefólio, aos projetos vividos com as crianças e à relação estabelecida com as famílias. Estes aspetos permitiram refletir sobre o envolvimento das crianças e de cada uma no seu processo de aprendizagem e em estratégias onde procurava que esse envolvimento fosse cada vez maior. O estudo investigativo de índole qualitativa relativo ao momento de brincadeira livre no espaço exterior foi desenvolvido no contexto de jardim de infância e visou identificar, analisar e refletir sobre as brincadeiras que três crianças (de 3, 4 e 5 anos) desenvolviam no espaço exterior da instituição que frequentavam, no momento de brincadeira livre. A recolha de dados ocorreu através da observação das brincadeiras no espaço exterior da instituição e da realização de entrevistas às três crianças participantes. Os resultados obtidos demonstram que as brincadeiras mais recorrentes são as sensórioiv motora, dramática e associativa e, à medida que a idade da criança vai aumentando, aumenta, também, a complexidade, a organização e o nível de risco da brincadeira. Por fim, destaca-se o processo vivido de construção e partilha de conhecimento sobre a educação de infância junto da comunidade científica, salientando-se as dificuldades, alegrias e desafios superados inerentes à realização e publicação de relatos e artigos científicos.pt_PT
dc.identifier.tid203669428pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9873
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectEspaço exteriorpt_PT
dc.subjectBrincadeiraspt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectEducação de Infânciapt_PT
dc.title(Re)significar a educação de infância e os momentos de brincadeira livrept_PT
dc.title.alternativeum olhar reflexivopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

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