Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
299.42 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo pretende dar a conhecer os aspectos do desenvolvimento e aprendizagem na primeira
infância valorizados por 50 estudantes do 3.º ano do Curso de Formação Inicial em Educação de
Infância do Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. Neste
sentido, procura-se reflectir sobre a primeira infância enquanto etapa do desenvolvimento humano,
identificando aspectos do desenvolvimento e aprendizagem na primeira infância em contexto de
creche. Este estudo recorre a um questionário sócio-demográfico para a caracterização da amostra e
aos trabalhos de pesquisa sobre a primeira infância elaborado no âmbito da unidade curricular de
Prática Pedagógica II no ano lectivo 2008/2009. Actualmente, os dados recolhidos estão a ser sujeitos
a uma análise de conteúdo, tendo-se já encontrado categorias respeitantes ao conceito de primeira
infância, ao conceito e características de desenvolvimento e ao conceito de aprendizagem. Uma
primeira leitura dos dados aponta para uma maior ênfase nas dimensões do desenvolvimento humano
em detrimento dos conceitos de primeira infância, desenvolvimento e aprendizagem. Verifica-se
ainda uma valorização do desenvolvimento físico-motor em detrimento das outras dimensões do
desenvolvimento. Consideramos que este trabalho se poderá constituir como um contributo para o
estudo da primeira infância na formação inicial de educadores de infância.
Description
Keywords
Citation
Dias, I.S., Correia, S., & Marcelino, P. (2009). A primeira infância na formação inicial de educadores. Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, p. 740-750 (ISBN: 978-972-8746-71-1).