Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.16 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino no
1.ºCEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e encontra-se
dividido em dois tópicos: dimensão reflexiva e dimensão investigativa.
Tem, assim, como principal objetivo dar a conhecer o meu percurso ao
longo das práticas, assim como apresentar os pilares que sustentam a
minha ação pedagógica.
Na dimensão reflexiva apresenta-se uma análise crítica sobre o percurso
vivenciado ao longo das diferentes Práticas Pedagógicas, em contexto
de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Como tal, procurou-se identificar
referentes significativos para o meu desenvolvimento profissional,
pessoal e social, ao longo de quatro semestres de Prática Pedagógica,
evidenciando-se as aprendizagens desenvolvidas e as diferentes
experiência vivenciadas que marcaram o meu percurso como
professora.
Na dimensão investigativa apresenta-se um estudo realizado numa
turma de 5.° ano de escolaridade do 2.° CEB, com o intuito de
compreender quais seriam as representações matemáticas utilizadas
pelos mesmos, em diferentes tarefas, utilizando a metodologia de
ensino exploratório na resolução de problemas. Assim, os dados
recolhidos mostram que as representações utilizadas são de 3 tipologias,
segundo NCTM (2017), pois são as representações com as quais se
encontram mais habituados a trabalhar.
Description
Keywords
Ensino Exploratório Matemática Resolução de Problemas Ensino da matemática Ensino básico do 2º ciclo