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Hotel Coimbra Affiliated by MeliĆ”

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O presente relatório surge no âmbito do estÔgio curricular do Mestrado em Gestão e Direção Hoteleira, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche. O estÔgio decorreu entre o período de outubro de 2021 a junho de 2022, nas instalações do Hotel Coimbra Affiliated by MeliÔ. Consistiu num cross-training em departamentos operacionais, como o alojamento1 e F&B2 e em departamentos não operacionais, como a direção, economato e apoio administrativo. O principal objetivo da formação em contexto de trabalho é o de complementar as componentes de formação académica, através da interação com uma unidade hoteleira que proporcione uma formação prÔtica e que possibilite a aplicação de conhecimentos e competências teórico-prÔticas adquiridas ao longo do mestrado. No Hotel Coimbra Affiliated by MeliÔ, foram desempenhadas diversas tarefas nos vÔrios departamentos, sempre com o intuito de implementar e melhorar procedimentos de forma a facilitar a prestação dos serviços. Neste sentido, serão apresentadas limitações e propostas de melhoria, tendo parte delas sido colocadas em prÔtica. Através da realidade observada na referida unidade, resultou o interesse em aprofundar a importância da gestão de reclamações. Neste sentido, serão abordados conceitos como qualidade no serviço, valor e satisfação para o cliente, gestão de reclamações na hotelaria e recuperação de serviço. Para além disso, serÔ apresentado um questionÔrio de satisfação baseado no modelo SERVQUAL, que terÔ como objetivo melhorar a performance do Hotel Coimbra Affiliated by MeliÔ, através da identificação e eliminação de falhas.
The present report inserts on the curricular internship of the Master in Hotel Management, at School of Tourism and Maritime Technology, in Peniche. The internship took place from october 2021 to June 2022, at the premises of Hotel Coimbra Affiliated by MeliĆ”. It consisted of a cross-training in operational departments, such as rooms division3 and F&B4, and in non-operational departments, such as management, purchase, and administrative support. The main goal of on-the-job-training is to complement the academic training components, through interaction with a hotel unit that provides practical training and enables the application of theoretical-pratical knowledge and skins acquired during the master’s degree At Hotel Coimbra Affiliated by MeliĆ”, several tasks were performed in the various departments, always with the aim of implementing and improving procedures in order to facilitate customer service. This way, limitations and improvement proposals will be presented, some of which have been put into practice. The interest for the importance of complaint emerged from the observation of reality of the unity. This way, concepts such as service quality, customer value and satisfaction, hotel complaints management and service recovery will be addressed. In addition, a satisfaction questionnaire based on the SERVQUAL model will be presented, which will aim to improve the performance of the Hotel Coimbra Affiliated by MeliĆ”, through the identification and elimination of gaps.

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Keywords

Qualidade no serviço Valor e satisfação para o cliente Gestão de reclamações na hotelaria Recuperação de serviço Modelo SERVQUAL QuestionÔrio de satisfação

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