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Refletindo sobre a Prática Pedagógica na Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico - Integração e inclusão de uma criança ucraniana refugiada na Educação Pré-Escolar portuguesa
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Luis Miguel Gonçalves de | |
dc.contributor.advisor | Barata, Clarinda Luísa Ferreira | |
dc.contributor.advisor | Silva, Pedro de Carvalho da | |
dc.contributor.author | Alves, Ana Margarida Nunes Duarte | |
dc.date.accessioned | 2025-08-04T14:57:59Z | |
dc.date.available | 2025-08-04T14:57:59Z | |
dc.date.issued | 2025-07-08 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, nos anos letivos de 2021/2022 e 2022/2023. O documento está divido em duas partes, que contêm capítulos e subcapítulos. Na Parte I encontra-se a Dimensão Reflexiva e na Parte II a Dimensão Investigativa. A Dimensão Reflexiva aborda, de uma forma crítica e reflexiva, as práticas desenvolvidas nos contextos socioeducativos, colocando em perspetiva o processo de identidade profissional proveniente das vivências e experiências resultantes das práticas profissionais supervisionadas realizadas. Destaca as principais aprendizagens desenvolvidas, tais como, o desenvolvimento das competências de observação e reflexão crítica sobre as práticas educativas e a capacidade de adaptação aos diferentes ambientes educativos. A Dimensão Investigativa tem como objetivo compreender como é que pode ser integrada uma criança ucraniana refugiada da Guerra da Ucrânia no Sistema Educativo Português e tudo o que está em volta deste processo. Procura-se que este estudo seja um contributo para a reflexão em torno de práticas educativas facilitadoras da inclusão e sensíveis à diversidade, independentemente da origem, história e diversidade cultural da criança. A investigação desenvolvida foi de natureza qualitativa, tendo sido norteada pela metodologia de estudo de caso. A recolha de dados passou pelo recurso a diferentes técnicas e instrumentos, de modo a conseguir cruzar diversas fontes de evidência. Os resultados destacaram a comunicação como a principal barreira enfrentada por esta criança. As estratégias desenvolvidas incluem o uso da comunicação não verbal e a promoção da empatia entre os pares para que fossem superadas as barreiras e fomentada a inclusão. Além disso, o papel da equipa educativa foi destacado, bem como a importância da interação com a família no processo de adaptação da criança ucraniana | por |
dc.identifier.tid | 203979907 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/13862 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Criança estrangeira | |
dc.subject | Estratégias de Inclusão | |
dc.subject | Inclusão | |
dc.subject | Integração | |
dc.subject | Jardim de Infância | |
dc.title | Refletindo sobre a Prática Pedagógica na Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico - Integração e inclusão de uma criança ucraniana refugiada na Educação Pré-Escolar portuguesa | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |