Repository logo
 
Publication

Refletir e investigar sobre a Prática Pedagógica: do poder dos livros às estratégias de promoção da leitura no Jardim de Infância

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorBarata, Clarinda Luísa Ferreira
dc.contributor.advisorLuís, Joana Alexandra Soares de Freitas
dc.contributor.authorCordeiro, Gabriela Marina Ferreira
dc.date.accessioned2025-06-20T09:28:47Z
dc.date.available2025-06-20T09:28:47Z
dc.date.issued2025-05-23
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educa-ção e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Este pretende descre-ver reflexões fundamentadas sobre as experiências vivenciadas no contexto das suas Práticas Pedagógicas, bem como apresentar um estudo investigativo rea-lizado na valência de Educação Pré-Escolar. Desta forma, este trabalho encon-tra-se dividido em duas partes, a saber, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. A primeira parte versa sobre as experiências práticas vivenciadas, nos contex-tos quer de Creche e Jardim de Infância, quer de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º ano e 3.º ano), bem como sobre as aprendizagens realizadas, acerca, no-meadamente, da importância da observação, da planificação, da agência e voz da criança, da avaliação, dos desafios deparados e ultrapassados ao longo do percurso de intervenção e da educadora/professora que ambiciono ser. A segunda parte apresenta a investigação desenvolvida num Jardim de Infân-cia, junto de um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos. O estudo, assumindo a importância dos livros no desenvolvimento de crianças em idade pré-escolar, teve como principal objetivo analisar os efeitos da implementação de duas estratégias estimuladoras do seu interesse e da sua motivação para a leitura. Partindo de um estudo de caso de natureza mista, a recolha de dados incidiu na observação participante apoiada em registos variados (notas de campo, foto-gráficos e videográficos) e no preenchimento de grelhas de observação com-plementada com a aplicação de questionários, às suas famílias e ao educador cooperante do grupo. Os dados recolhidos foram analisados com recurso à aná-lise de conteúdo, a partir da elaboração de uma árvore categorial e à sua trian-gulação posterior com os registos de observação e a revisão literária efetuada. O estudo sugere que a implementação de estratégias diversificadas e originais de aproximação das crianças aos livros são suscetíveis de aumentar o seu inte-resse e os seus hábitos de leitura, favorecendo o seu desenvolvimento holístico.por
dc.identifier.tid203955854
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/13345
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectLiteratura para a Infância
dc.subjectPromoção da leitura
dc.subjectEstratégias pedagógicas
dc.subjectJardim de Infância
dc.subjectPrática Pedagógica
dc.titleRefletir e investigar sobre a Prática Pedagógica: do poder dos livros às estratégias de promoção da leitura no Jardim de Infância
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RelatórioPráticaEnsinoSupervisionada_GabrielaCordeiroFinal.pdf
Size:
21.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: