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REFLETIR E INVESTIGAR NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA: O BRINCAR NA PERSPETIVA DE CRIANÇAS DO JARDIM DE INFÂNCIA

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorLuís, Joana Alexandra Soares de Freitas
dc.contributor.authorHenriques, Beatriz Laranjeira
dc.date.accessioned2025-10-16T13:41:49Z
dc.date.available2025-10-16T13:41:49Z
dc.date.issued2025-07-21
dc.description.abstractNeste relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES) reflete-se sobre todo o meu percurso realizado entre setembro de 2023 e janeiro de 2025, no contexto do Mestrado em Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educação e Ciências Socias (ESECS), do Instituto Politécnico de Leiria (IPL). Neste relatório destaca-se os acontecimentos e vivências significativas nas três Práticas Pedagógicas realizadas em contextos diferentes no concelho de Leiria e apresenta-se o estudo de investigação sobre o Brincar na perspetiva das crianças, um tema de grande importância para o desenvolvimento e aprendizagem das mesmas. Este relatório está dividido em 3 partes. A parte I dedica-se à Reflexão em torno da Prática Pedagógica em Contexto Creche. A parte II centra a sua atenção na Reflexão da Prática Pedagógica em Jardim de Infância I (IPSS). A parte III debruça-se sobre a Reflexão da Prática Pedagógica em Jardim de Infância II (Contexto Público) e sobre um estudo investigativo que se realizou nos contextos de PP JI I e PP JI II. O estudo de investigação centra-se na seguinte questão de partida “Qual a perspetiva sobre o brincar de crianças entre os 3 e os 5 anos de idade, pertencentes a dois contextos de Jardim de Infância da região de Leiria?”. A metodologia adotada foi uma metodologia qualitativa, baseada em estudo de caso. Os participantes foram seis crianças da Prática Pedagógica do Jardim de Infância I (IPSS) e seis crianças da Prática Pedagógica do Jardim de Infância II (Rede Pública). Como técnica de recolha de dados utilizou-se as entrevistas semiestruturadas e como técnica de análise de dados recorreu-se à análise de conteúdo. Os resultados recolhidos revelam que as crianças consideram o brincar com sendo um ato que lhes traz felicidade. Por fim, apresenta-se a conclusão deste relatório, a bibliografia utilizada na procura de informação para a realização do mesmo e os anexospor
dc.identifier.tid204018277
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/14284
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectEducação de Infância
dc.subjectBrincar
dc.subjectCrianças
dc.subjectPrimeiras Aprendizagens
dc.subjectDesenvolvimento
dc.subjectEducação Pré-escolar
dc.titleREFLETIR E INVESTIGAR NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA: O BRINCAR NA PERSPETIVA DE CRIANÇAS DO JARDIM DE INFÂNCIA
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar

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