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REFLETIR E INVESTIGAR NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA: O BRINCAR NA PERSPETIVA DE CRIANÇAS DO JARDIM DE INFÂNCIA
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Luís, Joana Alexandra Soares de Freitas | |
dc.contributor.author | Henriques, Beatriz Laranjeira | |
dc.date.accessioned | 2025-10-16T13:41:49Z | |
dc.date.available | 2025-10-16T13:41:49Z | |
dc.date.issued | 2025-07-21 | |
dc.description.abstract | Neste relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES) reflete-se sobre todo o meu percurso realizado entre setembro de 2023 e janeiro de 2025, no contexto do Mestrado em Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educação e Ciências Socias (ESECS), do Instituto Politécnico de Leiria (IPL). Neste relatório destaca-se os acontecimentos e vivências significativas nas três Práticas Pedagógicas realizadas em contextos diferentes no concelho de Leiria e apresenta-se o estudo de investigação sobre o Brincar na perspetiva das crianças, um tema de grande importância para o desenvolvimento e aprendizagem das mesmas. Este relatório está dividido em 3 partes. A parte I dedica-se à Reflexão em torno da Prática Pedagógica em Contexto Creche. A parte II centra a sua atenção na Reflexão da Prática Pedagógica em Jardim de Infância I (IPSS). A parte III debruça-se sobre a Reflexão da Prática Pedagógica em Jardim de Infância II (Contexto Público) e sobre um estudo investigativo que se realizou nos contextos de PP JI I e PP JI II. O estudo de investigação centra-se na seguinte questão de partida “Qual a perspetiva sobre o brincar de crianças entre os 3 e os 5 anos de idade, pertencentes a dois contextos de Jardim de Infância da região de Leiria?”. A metodologia adotada foi uma metodologia qualitativa, baseada em estudo de caso. Os participantes foram seis crianças da Prática Pedagógica do Jardim de Infância I (IPSS) e seis crianças da Prática Pedagógica do Jardim de Infância II (Rede Pública). Como técnica de recolha de dados utilizou-se as entrevistas semiestruturadas e como técnica de análise de dados recorreu-se à análise de conteúdo. Os resultados recolhidos revelam que as crianças consideram o brincar com sendo um ato que lhes traz felicidade. Por fim, apresenta-se a conclusão deste relatório, a bibliografia utilizada na procura de informação para a realização do mesmo e os anexos | por |
dc.identifier.tid | 204018277 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/14284 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Educação de Infância | |
dc.subject | Brincar | |
dc.subject | Crianças | |
dc.subject | Primeiras Aprendizagens | |
dc.subject | Desenvolvimento | |
dc.subject | Educação Pré-escolar | |
dc.title | REFLETIR E INVESTIGAR NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA: O BRINCAR NA PERSPETIVA DE CRIANÇAS DO JARDIM DE INFÂNCIA | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar |
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