| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 4.03 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A mobilização de valores e competências para intervir ativamente na vida e na construção de uma cidadania democrática é um dos pilares da educação do século XXI. Uma das principais preocupações da UNESCO é investir na diversidade cultural e no diálogo intercultural, assente na inovação, criatividade e recetividade a novas influências (UNESCO, 2009). Apresenta-se um estudo que resulta de um projeto em que se utilizaram as TIC para promover os princípios e valores acima apresentados. Com este estudo procurou-se aferir de que modo a ferramenta digital Padlet potencia a construção e gestão de uma comunidade de prática, no 1.º ciclo do ensino básico.
O estudo, decorreu entre janeiro e maio de 2020, e participaram dezanove alunos do segundo ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os sete e os nove anos, de uma escola pertencente ao Agrupamento de Escolas D. Dinis de Leiria. Desenvolveu-se um projeto assente no trabalho colaborativo e em rede, envolvendo os alunos na reflexão e criação de uma identidade de escola e suas características. Utilizaram-se diversas ferramentas tecnológicas, nomeadamente o Padlet, para ajudar a concretizar o projeto “Construindo uma identidade de escola”. A avaliação da utilização do Padlet, em contexto pedagógico, foi positiva, bem como o grau de satisfação dos participantes. Potenciou a criação de uma comunidade de prática, conjugando as três dimensões- - domínio, comunidade e prática. Cada participante elencou um conjunto de características positivas próprias e dos seus pares e ainda as condições para acesso a uma vida digna e a bens de primeira necessidade. Foi projetada e construída uma mascote, caracterizada com aspetos positivos dos ideais da defesa da comunidade educativa e da proteção da Natureza e do Planeta Terra. Estes aspetos são relevantes para o desenvolvimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, delineados pela Organização das Nações Unidas.
Description
Keywords
Cidadania Desenvolvimento Sustentável
