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- Construir e gerir uma comunidade de prática no 1.º cicloPublication . Oliveira, Raquel Alexandra Duarte; Pereira, Maria Isabel Alves RodriguesA mobilização de valores e competências para intervir ativamente na vida e na construção de uma cidadania democrática é um dos pilares da educação do século XXI. Uma das principais preocupações da UNESCO é investir na diversidade cultural e no diálogo intercultural, assente na inovação, criatividade e recetividade a novas influências (UNESCO, 2009). Apresenta-se um estudo que resulta de um projeto em que se utilizaram as TIC para promover os princípios e valores acima apresentados. Com este estudo procurou-se aferir de que modo a ferramenta digital Padlet potencia a construção e gestão de uma comunidade de prática, no 1.º ciclo do ensino básico. O estudo, decorreu entre janeiro e maio de 2020, e participaram dezanove alunos do segundo ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os sete e os nove anos, de uma escola pertencente ao Agrupamento de Escolas D. Dinis de Leiria. Desenvolveu-se um projeto assente no trabalho colaborativo e em rede, envolvendo os alunos na reflexão e criação de uma identidade de escola e suas características. Utilizaram-se diversas ferramentas tecnológicas, nomeadamente o Padlet, para ajudar a concretizar o projeto “Construindo uma identidade de escola”. A avaliação da utilização do Padlet, em contexto pedagógico, foi positiva, bem como o grau de satisfação dos participantes. Potenciou a criação de uma comunidade de prática, conjugando as três dimensões- - domínio, comunidade e prática. Cada participante elencou um conjunto de características positivas próprias e dos seus pares e ainda as condições para acesso a uma vida digna e a bens de primeira necessidade. Foi projetada e construída uma mascote, caracterizada com aspetos positivos dos ideais da defesa da comunidade educativa e da proteção da Natureza e do Planeta Terra. Estes aspetos são relevantes para o desenvolvimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, delineados pela Organização das Nações Unidas.
- Hope-based interventions in chronic disease: an integrative review in the light of NightingalePublication . Laranjeira, Carlos António; Querido, Ana Isabel Fernandes; Charepe, Zaida Borges; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesObjective: To identify the available evidence in the scientific literature about the strategies or interventions used to promote hope in people with chronic diseases. Method: An integrative literature review of literature published between 2009-2019, which was conducted in online browsers/databases: b-On, EBSCO, PubMed, Medline, ISI, SciELO, PsycINFO, Google Scholar. Forty-one studies were found, of which eight met the inclusion criteria. Results: Most studies used a quantitative approach. There was a predominance of studies from Asia and America, addressing patients with multiple sclerosis, diabetes, congestive heart failure, and cancer. Hope-based interventions were categorized by the hope attributes: experiential process, spiritual/transcendence process, rational thought process, and relational process. Conclusion: Hope-based interventions, in its essence, are good clinical practices in the physical, psychological, social and spiritual domains. This is congruent with the vision of nursing, first proposed by Florence Nightingale. There seem to be gaps in the literature regarding specific hope promoting interventions.
