Publication
CAPACITAÇÃO DIGITAL: ANÁLISE DA APROPRIAÇÃO PEDAGÓGICA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DO PROFESSOR DO 1º CICLO
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues | |
dc.contributor.author | Ferreira, Pedro Jorge da Silva | |
dc.date.accessioned | 2024-04-26T14:30:57Z | |
dc.date.available | 2024-04-26T14:30:57Z | |
dc.date.issued | 2024-03-05 | |
dc.description.abstract | Este relatório de projeto aborda a integração das Tecnologias Digitais no ensino, com ênfase na formação contínua de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A estrutura inclui uma contextualização sobre a importância da capacitação dos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE) e uma abordagem metodológica detalhada com objetivos e instrumentos de pesquisa. Destaca-se na introdução a relevância do referencial DigCompEdu, com foco na participação em oficinas de formação para a Capacitação Digital Docente - Nível I. As questões centrais de pesquisa buscam compreender o impacto da capacitação digital nas habilidades dos professores e avaliar o efeito das ações de formação específicas no aumento dos conhecimentos para a realização de projetos pedagógicos. Os quatro objetivos de pesquisa estabelecem uma estrutura clara para a análise da eficácia da formação e o desenvolvimento das competências digitais dos professores. Os resultados apontam que a capacitação digital de nível I foi eficaz na promoção do domínio tecnológico, facilitando a integração eficiente de ferramentas digitais nas práticas pedagógicas. A participação nas ações de formação teve impacto positivo no desenvolvimento das competências dos docentes no uso das tecnologias digitais, contribuindo para a melhoria das práticas pedagógicas. Além disso, a análise pós-formação revelou uma integração mais aprofundada das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem. A avaliação da aquisição de competências digitais em Projetos de Intervenção Pedagógica destacou a importância dessas tecnologias como recursos fundamentais para o ensino e a aprendizagem. Após a implementação dos projetos, os docentes evidenciaram uma significativa melhoria na integração dessas ferramentas em atividades pedagógicas. Em síntese, a pesquisa reforça a importância da formação contínua na capacitação digital dos professores, indicando caminhos para aprimorar práticas pedagógicas e a integração efetiva das tecnologias digitais no contexto educacional. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203592212 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/9627 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Capacitação Digital | pt_PT |
dc.subject | Planos de Formação | pt_PT |
dc.subject | Competências digitais | pt_PT |
dc.subject | DigCompEdu | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento Profissional de Professores | pt_PT |
dc.title | CAPACITAÇÃO DIGITAL: ANÁLISE DA APROPRIAÇÃO PEDAGÓGICA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DO PROFESSOR DO 1º CICLO | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC | pt_PT |