Repository logo
 
Publication

CAPACITAÇÃO DIGITAL: ANÁLISE DA APROPRIAÇÃO PEDAGÓGICA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DO PROFESSOR DO 1º CICLO

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPereira, Maria Isabel Alves Rodrigues
dc.contributor.authorFerreira, Pedro Jorge da Silva
dc.date.accessioned2024-04-26T14:30:57Z
dc.date.available2024-04-26T14:30:57Z
dc.date.issued2024-03-05
dc.description.abstractEste relatório de projeto aborda a integração das Tecnologias Digitais no ensino, com ênfase na formação contínua de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A estrutura inclui uma contextualização sobre a importância da capacitação dos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE) e uma abordagem metodológica detalhada com objetivos e instrumentos de pesquisa. Destaca-se na introdução a relevância do referencial DigCompEdu, com foco na participação em oficinas de formação para a Capacitação Digital Docente - Nível I. As questões centrais de pesquisa buscam compreender o impacto da capacitação digital nas habilidades dos professores e avaliar o efeito das ações de formação específicas no aumento dos conhecimentos para a realização de projetos pedagógicos. Os quatro objetivos de pesquisa estabelecem uma estrutura clara para a análise da eficácia da formação e o desenvolvimento das competências digitais dos professores. Os resultados apontam que a capacitação digital de nível I foi eficaz na promoção do domínio tecnológico, facilitando a integração eficiente de ferramentas digitais nas práticas pedagógicas. A participação nas ações de formação teve impacto positivo no desenvolvimento das competências dos docentes no uso das tecnologias digitais, contribuindo para a melhoria das práticas pedagógicas. Além disso, a análise pós-formação revelou uma integração mais aprofundada das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem. A avaliação da aquisição de competências digitais em Projetos de Intervenção Pedagógica destacou a importância dessas tecnologias como recursos fundamentais para o ensino e a aprendizagem. Após a implementação dos projetos, os docentes evidenciaram uma significativa melhoria na integração dessas ferramentas em atividades pedagógicas. Em síntese, a pesquisa reforça a importância da formação contínua na capacitação digital dos professores, indicando caminhos para aprimorar práticas pedagógicas e a integração efetiva das tecnologias digitais no contexto educacional.pt_PT
dc.identifier.tid203592212pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9627
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCapacitação Digitalpt_PT
dc.subjectPlanos de Formaçãopt_PT
dc.subjectCompetências digitaispt_PT
dc.subjectDigCompEdupt_PT
dc.subjectDesenvolvimento Profissional de Professorespt_PT
dc.titleCAPACITAÇÃO DIGITAL: ANÁLISE DA APROPRIAÇÃO PEDAGÓGICA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DO PROFESSOR DO 1º CICLOpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Utilização Pedagógica das TICpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RELATORIO PEDRO FERREIRA.pdf
Size:
3.61 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: