Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

CAPACITAÇÃO DIGITAL: ANÁLISE DA APROPRIAÇÃO PEDAGÓGICA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DO PROFESSOR DO 1º CICLO

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
RELATORIO PEDRO FERREIRA.pdf3.61 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este relatório de projeto aborda a integração das Tecnologias Digitais no ensino, com ênfase na formação contínua de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A estrutura inclui uma contextualização sobre a importância da capacitação dos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE) e uma abordagem metodológica detalhada com objetivos e instrumentos de pesquisa. Destaca-se na introdução a relevância do referencial DigCompEdu, com foco na participação em oficinas de formação para a Capacitação Digital Docente - Nível I. As questões centrais de pesquisa buscam compreender o impacto da capacitação digital nas habilidades dos professores e avaliar o efeito das ações de formação específicas no aumento dos conhecimentos para a realização de projetos pedagógicos. Os quatro objetivos de pesquisa estabelecem uma estrutura clara para a análise da eficácia da formação e o desenvolvimento das competências digitais dos professores. Os resultados apontam que a capacitação digital de nível I foi eficaz na promoção do domínio tecnológico, facilitando a integração eficiente de ferramentas digitais nas práticas pedagógicas. A participação nas ações de formação teve impacto positivo no desenvolvimento das competências dos docentes no uso das tecnologias digitais, contribuindo para a melhoria das práticas pedagógicas. Além disso, a análise pós-formação revelou uma integração mais aprofundada das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem. A avaliação da aquisição de competências digitais em Projetos de Intervenção Pedagógica destacou a importância dessas tecnologias como recursos fundamentais para o ensino e a aprendizagem. Após a implementação dos projetos, os docentes evidenciaram uma significativa melhoria na integração dessas ferramentas em atividades pedagógicas. Em síntese, a pesquisa reforça a importância da formação contínua na capacitação digital dos professores, indicando caminhos para aprimorar práticas pedagógicas e a integração efetiva das tecnologias digitais no contexto educacional.

Description

Keywords

Capacitação Digital Planos de Formação Competências digitais DigCompEdu Desenvolvimento Profissional de Professores

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue