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Abstract(s)
Resumo
O presente estudo tem como objetivo principal conhecer e refletir sobre
a realidade e as experiências dos/as estudantes autistas no ensino
superior e da Assistência Pessoal enquanto possível contributo
inovador, promotor de uma maior independência, autodeterminação e
autorrepresentação das pessoas autistas no meio académico em
particular, e no meio social em geral. Para o efeito procedeu-se a uma
revisão da literatura de investigações e artigos produzidos nacional e
internacionalmente. A investigação assenta num estudo de caso
múltiplo, tendo-se inicialmente recorrido somente a uma ferramenta de
cariz qualitativo (inquérito por entrevista semiestruturada a uma
amostra de conveniência), complementando-se posteriormente através
do recurso ao inquérito por questionário aplicado a uma amostra auto
selecionada, privilegiando-se desta forma um paradigma de
investigação misto, pela dimensão acrescida de análise quantitativa dos
dados recolhidos no inquérito por questionário. Esta opção
metodológica pretendeu, pela triangulação, encontrar pontos de
convergência/divergência, inferências e possibilidades de associação
entre dados de diferente natureza, procurando maior fiabilidade do
estudo. Em síntese, os dados recolhidos revelaram que, segundo a
perceção dos/as participantes, existe uma lacuna na transmissão de
informação acerca das medidas de apoio à inclusão para estudantes
autistas, por parte das instituições de ensino superior. Conhecemos
também, através dos relatos obtidos, como os/as estudantes autistas
experienciam a entrada e frequência do ensino superior, as várias
barreiras, destacando-se as pedagógicas, as institucionais e as
atitudinais, bem como, em menor grau as sociais e as de saúde.
Concluímos ainda que a figura do/a Assistente Pessoal, embora ainda
muito pouco divulgada pelas instituições de ensino superior enquanto
medida de apoio, é considerada enquanto vantajosa por parte de
vários/as participantes no nosso estudo.
Description
Keywords
Educação Especial Ensino superior Autismo Inclusão