Browsing by Issue Date, starting with "2021-04-12"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O Potencial da criação de recursos didáticos para o desenvolvimento de competências multinível em crianças com necessidades especificasPublication . Fialho, Maria da Conceição Marques; Marques, Nuno Fragata; Freire, Carla Sofia CostaO estudo agora apresentado surge do meu interesse pessoal e da urgência que sinto em trilhar novos caminhos e procurar soluções diversificadas para os desafios diários enquanto docente de Educação Especial. Enquadra-se na temática da Educação Inclusiva, mais concretamente no campo do trabalho de apoio direto a crianças com Necessidades Específicas, e pretende sublinhar a utilidade e a pertinência de se aliar a utilização de recursos materiais standard (disponíveis no mercado, de acesso livre, devidamente credenciados) a outros materiais que sejam pensados e criados especificamente para as crianças em questão, decorrentes das dificuldades diagnosticadas e ajustados aos seus interesses e motivações. Trata-se de um estudo de caso desenvolvido ao longo de sete meses, com estratégia de investigação-ação, com uma criança de 5 anos diagnosticada com Perturbação moderada do Espetro do Autismo. O estudo, de natureza exploratório-descritiva, descreve pormenorizadamente o processo de planificação, construção e testagem de um jogo de computador de associação de imagens “ação/objeto” relacionadas com a rotina diária. É um jogo interativo, programado com a ferramenta Scratch 2, de acesso fácil e gratuito, versátil e com a mais-valia de poder ser ajustado e/ou enriquecido à medida que vai sendo utilizado. De acordo com os resultados obtidos, o jogo cumpriu as metas pretendidas e alcançou um bom nível de usabilidade: a reação da criança foi sempre positiva e, após um Programa de Intervenção estruturado de cinco semanas, ela apresentou melhorias nas quatro áreas trabalhadas (autonomia, interação com o Outro, comunicação e linguagem). A descrição pormenorizada do processo e a identificação das sete etapas seguidas na criação deste recurso didático personalizado constitui-se, em simultâneo, como a resposta à questão de investigação e como um guia prático para possíveis experiências similares. Aqui, mais do que o produto final obtido ou a especificidade do recurso construído, importa a apresentação de um caminho concreto que deve ser visto como uma opção viável e uma estratégia eficaz no treino de competências multinível em crianças com Necessidades Específicas.
- Active Commuting: An Opportunity to Fight Both Climate Change and Physical InactivityPublication . Figueiredo, Nuno; Rodrigues, Filipe; Morouço, Pedro; Monteiro, DiogoGlobal health, climate, and ecological conditions cannot be dissociated, and over the last decade, the impacts of climate change on health have been profoundly felt. In 2010, the transport sector has been responsible for the direct emission of 6.7 Gt of carbon dioxide (CO2), and these numbers are expected to double by 2050. Additionally, physical inactivity rates have been growing over the last years, with most individuals in developed countries still relying on their cars for daily transportation, despite the unexplored potential of daily commuting in the promotion of physical activity. Given the well-known link between chronic diseases and sedentary lifestyles, addressing both the upward tendency of public health costs and energy consumption obtained from fossil fuels can be, possibly, one of the greatest public health opportunities over the last century. In this paper, we explore the potential of active commuting as a contemporary approach to address both global issues, considering its benefits on several indicators of health, quality of life, and well-being, as well as environmental-friendly behaviors
- A Perceção dos/as Estudantes Autistas sobre as Medidas de Suporte à Aprendizagem e Inclusão no Ensino Superior: a Assistência Pessoal enquanto possível contributo inovadorPublication . Simões, Joana Isabel Santos; Rodrigues, Filipa Alexandra dos Reis MachadoResumo O presente estudo tem como objetivo principal conhecer e refletir sobre a realidade e as experiências dos/as estudantes autistas no ensino superior e da Assistência Pessoal enquanto possível contributo inovador, promotor de uma maior independência, autodeterminação e autorrepresentação das pessoas autistas no meio académico em particular, e no meio social em geral. Para o efeito procedeu-se a uma revisão da literatura de investigações e artigos produzidos nacional e internacionalmente. A investigação assenta num estudo de caso múltiplo, tendo-se inicialmente recorrido somente a uma ferramenta de cariz qualitativo (inquérito por entrevista semiestruturada a uma amostra de conveniência), complementando-se posteriormente através do recurso ao inquérito por questionário aplicado a uma amostra auto selecionada, privilegiando-se desta forma um paradigma de investigação misto, pela dimensão acrescida de análise quantitativa dos dados recolhidos no inquérito por questionário. Esta opção metodológica pretendeu, pela triangulação, encontrar pontos de convergência/divergência, inferências e possibilidades de associação entre dados de diferente natureza, procurando maior fiabilidade do estudo. Em síntese, os dados recolhidos revelaram que, segundo a perceção dos/as participantes, existe uma lacuna na transmissão de informação acerca das medidas de apoio à inclusão para estudantes autistas, por parte das instituições de ensino superior. Conhecemos também, através dos relatos obtidos, como os/as estudantes autistas experienciam a entrada e frequência do ensino superior, as várias barreiras, destacando-se as pedagógicas, as institucionais e as atitudinais, bem como, em menor grau as sociais e as de saúde. Concluímos ainda que a figura do/a Assistente Pessoal, embora ainda muito pouco divulgada pelas instituições de ensino superior enquanto medida de apoio, é considerada enquanto vantajosa por parte de vários/as participantes no nosso estudo.