Repository logo
 
Publication

Aplicações móveis no desenvolvimento de competências auditivas

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorPereira, Maria Isabel Alves Rodrigues
dc.contributor.authorEsteves, Ricardo José Fernandes
dc.date.accessioned2024-03-08T12:12:50Z
dc.date.available2024-03-08T12:12:50Z
dc.date.issued2021-01-05
dc.description.abstractO recurso aos meios tecnológicos em Educação tem demonstrado o seu potencial, em particular no contexto da recente pandemia SARS-CoV-2, que obrigou a um ensino remoto de emergência. Este estudo teve como objetivos conhecer e compreender em que medida os estudantes de música, em regime de curso livre, podem aperfeiçoar as suas competências auditivas e musicais através da utilização da App MyEarTraining utilizada em smartphones. Pretendeu-se aferir a viabilidade de realizar exercícios de caracter auditivo a partir da App MyEarTraining, verificar se há alterações na performance dos participantes após os exercícios realizados na aplicação, caracterizar o tipo de uso que é feito da App ao longo do tempo e conhecer a perceção de utilidade que os participantes têm da aplicação como complemento e apoio ao estudo. Para a realização deste estudo foram selecionados cinco participantes, todos alunos da classe de violino em regime de ensino livre, aos quais foi proposto a utilização de uma aplicação, instalada no smartphone de cada participante, com o objetivo de desenvolver e aperfeiçoar as competências auditivas. Ao longo de 19 semanas, compreendidas entre 26 de outubro de 2022 e 8 março de 2023 os participantes utilizaram livremente, e de acordo com as suas necessidades a App MýEarTraining, sendo durante este período recolhidas informações, na própria plataforma em estudo, relativas ao desempenho de cada participante em várias vertentes, tais como, sessões realizadas em cada semana, tipologia de exercícios, resultados obtidos e duração das sessões. Para além deste método de recolha de dados e da observação realizada em contexto de sala de aula foi também realizada, no final das 19 semanas, uma entrevista semiestruturada. De acordo com os dados recolhidos foi possível observar melhorias ao nível do desempenho e dos resultados obtidos pelos sujeitos participantes. Verificou-se uma evolução gradual ao longo das 19 semanas, tal como melhor discernimento auditivo no que toca ao reconhecimento de escalas e acordes, identificação de intervalos e aumento no número de sessões de estudo individual, quer na componente teórica de Formação Musical quer na componente prática do estudo do instrumento, traduzindo-se depois em melhorias na performance dos alunos ao longo das aulas e na execução do instrumento, bem como algumas alterações positivas no que diz respeito à motivação.pt_PT
dc.identifier.tid203546865pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9518
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAplicações Móveis no Ensino de Músicapt_PT
dc.subjectTecnologias na Educação Musicalpt_PT
dc.subjectMyEarTrainingpt_PT
dc.subjectTreino Auditivopt_PT
dc.subjectTecnologias no Ensinopt_PT
dc.subjectEnsino da Musicapt_PT
dc.titleAplicações móveis no desenvolvimento de competências auditivaspt_PT
dc.title.alternativeum estudo com a aplicação MyEarTraining em cursos livres de instrumentopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Utilização Pedagógica das TICpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ricardo Esteves - Relatório de Projeto.pdf
Size:
21.42 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: