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Authors
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Abstract(s)
As práticas de gestão da qualidade são cada vez mais consideradas precursoras para melhorar a performance de uma empresa, contudo o seu real efeito ainda não está bem estabelecido na literatura e ainda prevalecem algumas controvérsias.
O presente estudo visa por um lado investigar a importância do papel da estratégia entre a gestão da qualidade total e a performance. Por outro lado, averiguar como se “articulam” estes diferentes conceitos na indústria dos moldes em Portugal.
Estas são questões às quais a literatura ainda não possui uma resposta consensual, uma vez que ainda não existem investigações que tenham abrangido estes diferentes conceitos e tendo igualmente em consideração o setor dos moldes.
Este estudo está dividido em duas partes distintas. A primeira parte é mais teórica onde são revistos os vários conceitos e práticas ao nível da estratégia, qualidade total e performance, fazendo igualmente referência ao setor dos moldes em Portugal e a sua evolução ao longo do tempo.
Na parte prática, a metodologia utilizada consistiu na formulação de um questionário, baseado em três escalas de avaliação para os três conceitos anteriormente mencionados.
Posteriormente, o estudo e a respetiva análise de dados foi baseada considerando as respostas obtidas num total de 31 questionários, enviados por e-mail para empresas portuguesas do setor moldes, associadas na CEFAMOL.
Assim, os resultados obtidos evidenciaram que existem efeitos positivos da gestão da qualidade total na estratégia mista e na estratégia de serviço ao cliente, assim como, a estratégia que influencia a performance é a de serviço ao cliente.
Description
Keywords
Estratégia Gestão da qualidade total Performance Empresas do setor dos moldes em Portugal