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Entender e Praticar a Justiça Social
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Santos, Rui Miguel Duarte | |
| dc.contributor.author | Serafim, Margarida Maria Branco | |
| dc.date.accessioned | 2023-04-04T13:38:52Z | |
| dc.date.available | 2023-04-04T13:38:52Z | |
| dc.date.issued | 2022-12-16 | |
| dc.description.abstract | A presente pesquisa pretende refletir sobre a temática da construção de valores de justiça social em crianças a frequentar o 3º ano do 1º ciclo do ensino básico. Procurou-se apurar e entender os valores através dos olhares das crianças, bem como identificar a existência de possíveis dificuldades no entendimento dos valores, assim como se é atribuída importância ao papel dos valores na vida das crianças. A pesquisa integra autores que abordam os valores inserindo os mesmos numa perspetiva educativa, uma vez que é a construção de valores a responsável pela adoção de atitudes que levam à cidadania. É abordada a importância da participação ativa nas crianças e de que modo esta traz vantagens ao nível do desenvolvimento. Aliado ao estudo teórico, foi realizado um estudo de campo, numa escola pública do concelho de Leiria, sob a perspetiva de uma pesquisa qualitativa. Neste estudo de campo, foram abordados três valores, o valor da tolerância, da solidariedade e da igualdade, durante uma hora por semana numa sessão de atividade extracurricular de arte e cidadania. Para o desenvolvimento da investigação, elaborou-se a seguinte pergunta de partida: Como é que os valores de justiça social são interpretados e postos em prática pelas crianças enquanto cidadãos ativos? De forma a compreender como são vistos e interpretados os valores pelas crianças, foi realizada uma investigação-ação, assente no paradigma qualitativo com recurso à observação direta e ao questionário sob a forma de escala como técnica de recolha de dados, tratados pela análise de conteúdo. A pesquisa procurou verificar, segundo as manifestações dos sujeitos, conteúdos relevantes para a pesquisa. Foram feitas questões de modo a obter opiniões e reflexões relativamente às situações apresentadas abordando implícita ou explicitamente cada valor. Diante dos resultados obtidos, foi possível verificar que os sujeitos revelam conhecimentos ao nível dos valores e que estão familiarizados com os conceitos. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203265637 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/8318 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Valores | pt_PT |
| dc.subject | Justiça social | pt_PT |
| dc.subject | Cidadania | pt_PT |
| dc.title | Entender e Praticar a Justiça Social | pt_PT |
| dc.title.alternative | os valores da cidadania nas crianças | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação - Educação e Desenvolvimento Comunitário | pt_PT |
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