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Entender e Praticar a Justiça Social

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Rui Miguel Duarte
dc.contributor.authorSerafim, Margarida Maria Branco
dc.date.accessioned2023-04-04T13:38:52Z
dc.date.available2023-04-04T13:38:52Z
dc.date.issued2022-12-16
dc.description.abstractA presente pesquisa pretende refletir sobre a temática da construção de valores de justiça social em crianças a frequentar o 3º ano do 1º ciclo do ensino básico. Procurou-se apurar e entender os valores através dos olhares das crianças, bem como identificar a existência de possíveis dificuldades no entendimento dos valores, assim como se é atribuída importância ao papel dos valores na vida das crianças. A pesquisa integra autores que abordam os valores inserindo os mesmos numa perspetiva educativa, uma vez que é a construção de valores a responsável pela adoção de atitudes que levam à cidadania. É abordada a importância da participação ativa nas crianças e de que modo esta traz vantagens ao nível do desenvolvimento. Aliado ao estudo teórico, foi realizado um estudo de campo, numa escola pública do concelho de Leiria, sob a perspetiva de uma pesquisa qualitativa. Neste estudo de campo, foram abordados três valores, o valor da tolerância, da solidariedade e da igualdade, durante uma hora por semana numa sessão de atividade extracurricular de arte e cidadania. Para o desenvolvimento da investigação, elaborou-se a seguinte pergunta de partida: Como é que os valores de justiça social são interpretados e postos em prática pelas crianças enquanto cidadãos ativos? De forma a compreender como são vistos e interpretados os valores pelas crianças, foi realizada uma investigação-ação, assente no paradigma qualitativo com recurso à observação direta e ao questionário sob a forma de escala como técnica de recolha de dados, tratados pela análise de conteúdo. A pesquisa procurou verificar, segundo as manifestações dos sujeitos, conteúdos relevantes para a pesquisa. Foram feitas questões de modo a obter opiniões e reflexões relativamente às situações apresentadas abordando implícita ou explicitamente cada valor. Diante dos resultados obtidos, foi possível verificar que os sujeitos revelam conhecimentos ao nível dos valores e que estão familiarizados com os conceitos.pt_PT
dc.identifier.tid203265637pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8318
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectValorespt_PT
dc.subjectJustiça socialpt_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.titleEntender e Praticar a Justiça Socialpt_PT
dc.title.alternativeos valores da cidadania nas criançaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Educação e Desenvolvimento Comunitáriopt_PT

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