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Percurso de reflexão e investigação em Educação de Infância e 1.º CEB

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorLeal, Rita Alexandra Bettencourt
dc.contributor.advisorBarata, Clarinda Luísa Ferreira
dc.contributor.authorFialho, Catarina Marques
dc.date.accessioned2023-12-10T14:58:03Z
dc.date.available2023-12-10T14:58:03Z
dc.date.issued2023-06-19
dc.description.abstractO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nos anos letivos de 2018/2019 e 2019/2020. Encontra-se organizado em duas partes, sendo a primeira parte referente à dimensão reflexiva e a segunda parte referente à dimensão investigativa. A dimensão reflexiva retrata as minhas vivências nas quatro práticas pedagógicas vividas e está subdividida em dois capítulos. O primeiro retrata as experiências vividas em Educação de Infância, nos contextos de creche e jardim de infância. E o terceiro capítulo é referente aos contextos de ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta dimensão é apresentada uma reflexão fundamentada onde são mencionadas as aprendizagens e os desafios vivenciados em cada um dos contextos, nomeadamente em relação à forma de introdução de atividades e gestão do tempo e do grupo de crianças, bem como algumas das propostas implementadas. A dimensão investigativa é alusiva ao estudo empírico de natureza qualitativa, recorrendo à observação e à entrevista realizado no contexto de JI sobre as interações e brincadeiras entre pares na área da casinha e a influência dos materiais nestes momentos. Os resultados obtidos demonstraram, quanto às interações entre pares, que as crianças recorreram maioritariamente à interação verbal e não-verbal (maioritariamente através dos gestos), mediada por objetos. Quanto às brincadeiras, os resultados apontam para brincadeiras onde predomina o jogo simbólico, uma vez que ao longo das brincadeiras desenvolvidas, as crianças participantes assumiram diferentes papéis (pai, mãe, filha, vendedor de gelados), atribuíram diferentes significados aos objetos (caixas de cartão representaram bifes, motosserra e tupperwares) e ainda, recriaram situações reais ou imaginárias (como por exemplo, a envolvência do contexto familiar e vendas de produtos). Quanto à influência do material nas brincadeiras, verificou-se que este tem influência nas interações e brincadeiras entre pares, uma vez que com a casinha com o material pertencente ao local e com material de fim aberto, as crianças conseguiram desenvolver mais facilmente as suas brincadeiras do que quando tinham apenas o mobiliário.pt_PT
dc.identifier.tid203417488pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9046
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectÁrea da casinhapt_PT
dc.subjectinterações entre parespt_PT
dc.subjectbrincadeiraspt_PT
dc.subjectJogo simbólicopt_PT
dc.titlePercurso de reflexão e investigação em Educação de Infância e 1.º CEBpt_PT
dc.title.alternativeas interações e brincadeiras entre pares na área da casinha e a influência dos materiais nesses momentospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

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