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Authors
Abstract(s)
Considerar os discursos circulantes como práticas sociais e culturais
torna pertinente a sua análise e a reflexão sobre os impactos que podem
ter na disseminação de ideologias partilhadas e na construção da própria
realidade social. O presente estudo analisa o discurso publicitário durante
o primeiro período da pandemia da Covid-19 (entre março e
agosto de 2020), tendo por objetivo compreender as representações
construídas em textos multimodais de anúncios de marcas de bebidas.
A análise é conduzida através do aporte teórico e metodológico da Análise
Crítica do Discurso e da Gramática do Design Visual, que visam
investigar as dimensões do evento discursivo (o texto, a prática discursiva
e a prática social), a fim de entender como o discurso pode expressar
e influenciar as relações e construções sociais. Assim, analisa-se a
forma como a pandemia é representada multimodalmente, procurando
identificar as estratégias discursivas utilizadas e refletir sobre efeitos
sociais que poderão configurar.
Após a utilização das categorias de análise, concluímos que em todas
as três peças a estratégia discursiva empregada foi a de proximidade,
empatia e apelo à coletividade. No entanto, o contexto de isolamento,
causado pela pandemia, surge naturalizado. Embora com contradições,
os resultados evidenciam a presença de traços da ideologia Neoliberal,
que recontextualiza as normas vigentes para um ‘novo normal’ e coloca
as responsabilidades de superação no indivíduo.
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Keywords
Pandemia Covid-19 Publicidade Discurso multimodal Anúncio Bebidas Design Visual