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A mensagem publicitária durante a pandemia da covid-19: uma análise crítica do discurso multimodal em anúncios de bebidas

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Considerar os discursos circulantes como práticas sociais e culturais torna pertinente a sua análise e a reflexão sobre os impactos que podem ter na disseminação de ideologias partilhadas e na construção da própria realidade social. O presente estudo analisa o discurso publicitário durante o primeiro período da pandemia da Covid-19 (entre março e agosto de 2020), tendo por objetivo compreender as representações construídas em textos multimodais de anúncios de marcas de bebidas. A análise é conduzida através do aporte teórico e metodológico da Análise Crítica do Discurso e da Gramática do Design Visual, que visam investigar as dimensões do evento discursivo (o texto, a prática discursiva e a prática social), a fim de entender como o discurso pode expressar e influenciar as relações e construções sociais. Assim, analisa-se a forma como a pandemia é representada multimodalmente, procurando identificar as estratégias discursivas utilizadas e refletir sobre efeitos sociais que poderão configurar. Após a utilização das categorias de análise, concluímos que em todas as três peças a estratégia discursiva empregada foi a de proximidade, empatia e apelo à coletividade. No entanto, o contexto de isolamento, causado pela pandemia, surge naturalizado. Embora com contradições, os resultados evidenciam a presença de traços da ideologia Neoliberal, que recontextualiza as normas vigentes para um ‘novo normal’ e coloca as responsabilidades de superação no indivíduo.

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Pandemia Covid-19 Publicidade Discurso multimodal Anúncio Bebidas Design Visual

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