Repository logo
 
Publication

A importância do marketing interno no comprometimento e desempenho dos colaboradores: o papel mediador da felicidade

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMarcelino, Neuza Manuel Pereira Ribeiro
dc.contributor.authorSilva, Adriana Patrícia Martins da
dc.date.accessioned2019-01-18T15:08:50Z
dc.date.available2019-01-18T15:08:50Z
dc.date.issued2018-11-09
dc.description.abstractO Marketing Interno é uma disciplina essencial para o desenvolvimento Organizacional, sendo um motor interno para a otimização dos Recursos Humanos de qualquer empresa. Neste estudo testaram-se hipóteses que analisam a relação entre o Marketing Interno, o Desempenho Individual, o Comprometimento Organizacional Afetivo e a Felicidade, sendo que esta última será também testada como mediadora da relação entre o Marketing Interno e as outras duas variáveis. Para o estudo foi efetuado um questionário a uma amostra de 142 inquiridos. Os resultados sugerem que a perceção dos colaboradores sobre o Marketing interno da organização onde trabalham se relaciona positivamente com o seu Desempenho Individual, Comprometimento Afetivo e Felicidade. É ainda possível verificar o papel mediador da felicidade na relação entre as perceções de Marketing interno e o desempenho dos colaboradores (mediação total) e o comprometimento afetivo (mediação parcial). O resultado deste estudo permite dar uma ilação forte para as organizações sobre a importância vital do Marketing Interno, em diferentes vertentes motivacionais.pt_PT
dc.identifier.tid202151425pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/3738
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing internopt_PT
dc.subjectComprometimento afetivopt_PT
dc.subjectFelicidadept_PT
dc.subjectDesempenho individualpt_PT
dc.titleA importância do marketing interno no comprometimento e desempenho dos colaboradores: o papel mediador da felicidadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Relacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação_Adriana Silva ( 2160096 ).pdf
Size:
2.06 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: