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Abstract(s)
O Marketing Interno é uma disciplina essencial para o desenvolvimento Organizacional, sendo um motor interno para a otimização dos Recursos Humanos de qualquer empresa. Neste estudo testaram-se hipóteses que analisam a relação entre o Marketing Interno, o Desempenho Individual, o Comprometimento Organizacional Afetivo e a Felicidade, sendo que esta última será também testada como mediadora da relação entre o Marketing Interno e as outras duas variáveis.
Para o estudo foi efetuado um questionário a uma amostra de 142 inquiridos. Os resultados sugerem que a perceção dos colaboradores sobre o Marketing interno da organização onde trabalham se relaciona positivamente com o seu Desempenho Individual, Comprometimento Afetivo e Felicidade. É ainda possível verificar o papel mediador da felicidade na relação entre as perceções de Marketing interno e o desempenho dos colaboradores (mediação total) e o comprometimento afetivo (mediação parcial).
O resultado deste estudo permite dar uma ilação forte para as organizações sobre a importância vital do Marketing Interno, em diferentes vertentes motivacionais.
Description
Keywords
Marketing interno Comprometimento afetivo Felicidade Desempenho individual