Browsing by Issue Date, starting with "2018-11-09"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A importância do marketing interno no comprometimento e desempenho dos colaboradores: o papel mediador da felicidadePublication . Silva, Adriana Patrícia Martins da; Marcelino, Neuza Manuel Pereira RibeiroO Marketing Interno é uma disciplina essencial para o desenvolvimento Organizacional, sendo um motor interno para a otimização dos Recursos Humanos de qualquer empresa. Neste estudo testaram-se hipóteses que analisam a relação entre o Marketing Interno, o Desempenho Individual, o Comprometimento Organizacional Afetivo e a Felicidade, sendo que esta última será também testada como mediadora da relação entre o Marketing Interno e as outras duas variáveis. Para o estudo foi efetuado um questionário a uma amostra de 142 inquiridos. Os resultados sugerem que a perceção dos colaboradores sobre o Marketing interno da organização onde trabalham se relaciona positivamente com o seu Desempenho Individual, Comprometimento Afetivo e Felicidade. É ainda possível verificar o papel mediador da felicidade na relação entre as perceções de Marketing interno e o desempenho dos colaboradores (mediação total) e o comprometimento afetivo (mediação parcial). O resultado deste estudo permite dar uma ilação forte para as organizações sobre a importância vital do Marketing Interno, em diferentes vertentes motivacionais.
- A influência das Online Customer Reviews na intenção de compra do consumidorPublication . Loureiro, Miguel Filipe de Sousa; Ferreira, Alcina Teresa GasparAs Online Customer Reviews (OCRs) dizem respeito a comentários realizados por consumidores, na Internet, que têm como principal função a avaliação de um produto ou serviço. Este tipo de electronic Word-of-Mouth (e-WOM) é, atualmente, uma importante fonte de informação para os consumidores. Este estudo investiga o impacto das características das OCRs, das características do produto e das características do consumidor na intenção de compra de produtos sobre os quais foram consultadas reviews. Com base numa amostra de 304 inquiridos que consultaram recentemente OCRs sobre vários tipos de produtos, os resultados globais obtidos indicam que a atitude geral relativamente às OCRs, a valência e a qualidade influenciam de forma positiva e significativa a intenção de compra do consumidor. O volume de OCRs e os comentários sobre sustentabilidade ambiental não evidenciaram um impacto estatisticamente significativo na intenção de compra. Contrariamente ao previsto, o efeito moderador da atitude geral do consumidor em relação aos produtos ambientalmente sustentáveis não reforça o efeito positivo dos comentários sobre sustentabilidade ambiental na intenção de compra. Este efeito moderador apesar de significativo, mostrou-se negativo. Na análise por tipo de produto, verificou-se que apenas a valência das OCRs tem um impacto positivo estatisticamente significativo na intenção de compra de produtos de pesquisa, enquanto que, apenas a qualidade das OCRs influencia significativamente e positivamente as intenções de compra de produtos de experiência. Na análise por grau de envolvimento do consumidor com a categoria de produto constatou-se que, em situações de baixo envolvimento apenas a qualidade das OCRs tem um impacto positivo na intenção de compra. Em situações de alto envolvimento, a valência e a qualidade das OCRs têm um impacto positivo e significativo na intenção de compra. O volume de OCRs mostrou não ter um impacto significativo quer nas intenções de compra de bens procura e de bens experiência, quer em situações de baixo e alto envolvimento do consumidor.
- Utilização pedagógica das TIC em atividades de linguagem plásticaPublication . Cantante, Marília PedrosoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC. O projeto concebido, implementado e avaliado permite uma reflexão sobre a realidade da formação inicial de professores, em particular, na formação realizada no contexto do Curso de licenciatura em Educação Básica. Com o projeto e estudo realizados procurou-se compreender em que medida as experiências de aprendizagem com ferramentas digitais podem modificar as conceções de futuros professores sobre a utilização pedagógica das TIC em atividades de Linguagem Plástica e possibilitar o desenvolvimento de competências nesta área. Para a sua consecução procedeu-se a uma Investigação-Ação (IA) que decorreu ao longo do ano letivo 2017/2018 e na qual estiveram envolvidos 35 alunos do 3.º ano do Curso de Licenciatura em Educação Básica da ESECS-IPLeiria. O processo de investigação, de natureza qualitativa, foi orientado pela questão “Em que medida as experiências de aprendizagem com ferramentas digitais podem modificar as conceções de futuros professores sobre a utilização pedagógica das TIC em atividades de Linguagem Plástica e a desenvolver competências nesta área?”. Os dados que constam neste relatório resultam da utilização de várias técnicas de recolha, nomeadamente: inquérito por questionário (antes e após a implementação do projeto); registos de observação participante; pesquisa documental e entrevista em focus group. As conclusões evidenciam que as competências desenvolvidas pelos professores em formação inicial ao longo das sessões práticas, podem, efetivamente, interferir de forma positiva na sua ação docente e criar espaço para novas formas de ensino/aprendizagem com os seus próprios alunos. De igual modo, também evidenciam que uma das principais causas da não utilização das tecnologias para o desenvolvimento de atividades de Linguagem Plástica é o desconhecimento das mesmas e das suas possibilidades.