Repository logo
 
Publication

Um percurso de aprendizagens e reflexão em Educação de Infância e no 1.º CEB

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBarata, Clarinda Luísa Ferreirapt_PT
dc.contributor.advisorLeal, Rita Alexandra Bettencourt
dc.contributor.authorFerreira, Adriana Filipa Coelho
dc.date.accessioned2023-07-26T14:21:54Z
dc.date.available2023-07-26T14:21:54Z
dc.date.issued2023-06-05
dc.description.abstractO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de partilhar e refletir acerca das vivências das práticas pedagógicas nos anos letivos 2018/2019 e 2019/2020. Este relatório está dividido em duas partes, sendo que a primeira se intitula “Dimensão Reflexiva” e a segunda “Dimensão Investigativa”. A primeira parte do presente relatório exibe as principais aprendizagens e dificuldades vivenciadas em cada um dos contextos educativos das práticas pedagógicas. Estas estão relacionadas com a gestão de um grupo de crianças e a funcionalidade do ciclo pedagógico. Primeiramente em contexto de Creche, de seguida em Jardim de Infância e por fim, em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Através de cada análise crítica e fundamentada, encontram-se também expostas as expetativas e os receios inicias, algumas experiências educativas implementadas ao longo das diferentes Práticas Pedagógicas, assim como estratégias utilizadas durante a ação educativa. A segunda parte apresenta o estudo empírico de natureza qualitativa, recorrendo à observação e à entrevista, realizado em JI sobre as interações criança-adulto na área da casinha e as aprendizagens potenciadas a partir destas interações quanto ao jogo simbólico. Os resultados obtidos indicaram a presença de vários tipos de interação entre pares e entre criança-adulto, sendo os mais recorrentes a interação verbal e a interação não verbal através do olhar. Quanto às aprendizagens ao nível do jogo simbólico, os resultados indicaram que as crianças participantes no estudo, ao longo das suas brincadeiras na área da casinha, (i) inventaram e representaram personagens e situações (representaram um membro da família que cozinha para os restantes familiares ou um vendedor de gelados) por iniciativa própria ou a partir de alguma proposta do adulto, e (ii) utilizaram e recriaram o espaço e os objetos dando-lhe significados múltiplos (o mesmo espaço ter sido representativo de uma casa ou de uma loja, assim como uma caixa de cartão ter representado um carro) quer individualmente, quer na relação com o outro. Os resultados também demonstraram que houve alguma curiosidade e preferência por parte das crianças em interagir com o adulto aquando da sua presença na área da casinha, o que parece evidenciar que incluir o adulto nas suas brincadeiras é significativo e faz sentido para as crianças.pt_PT
dc.identifier.tid203333373pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8691
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectDesafiospt_PT
dc.subjectÁrea da casinhapt_PT
dc.subjectInteração criança-adultopt_PT
dc.subjectJogo simbólicopt_PT
dc.titleUm percurso de aprendizagens e reflexão em Educação de Infância e no 1.º CEBpt_PT
dc.title.alternativea interação entre o adulto e a criança na área da casinhapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
relatorio-de-mestrado-adriana-ferreira_após correções formais.pdf
Size:
4.05 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: