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INTRODUÇÃO: A ciência progride com a aquisição de novas verdades ou com a
reposição crítica de velhas verdades relegadas para o olvido. É hoje vulgar
dissertar-se sobre centralização, desconcentração e descentralização, quase
sempre na perspectiva do constituído ou do estatuído, embora com a nobre
ideia democrática de preservar a Nação face ao Estado. Os três vocábulos
serviriam para equacionarmos a relação Estado-Poder / Estado-Comunidade; a
título exemplificativo, na centralização, os problemas dos Açores são decididos
por Lisboa e os da Galiza por Madrid; na desconcentração, esses problemas
são decididos in loco, mas por pessoas nomeadas, respectivamente, por
Lisboa e Madrid; finalmente, na descentralização, os mesmos problemas são
decididos in loco por pessoas eleitas pelos Açorianos e pelos Galegos, sem
dependência ou autorização vindas de Lisboa ou de Madrid. Todavia, o nosso
trabalho não será divulgar teses ou nomes que já dissertaram brilhantemente
sobre circunscrições territoriais administrativas ou político-administrativas, mas
sim investigar a sua causalidade profunda registada pela História.
Condensaremos o nosso labor, essencialmente, nos precedentes históricoteóricos
dos regionalismos dos Açores e da Galiza, a fim de demonstrarmos,
com os dois exemplos, que o Estado democrático é forte quando as suas
raízes são bem alicerçadas e locais. Wilson, da Pensilvânia, estava certo em
1787, quando “defendia a construção da pirâmide federal a uma altitude
considerável e, por essa razão, pretendia dar-lhe uma base tão ampla quanto
possível”. Um alto nível de autonomia para as localidades e os grupos no
Estado é essencial para a liberdade numa democracia. Dividiremos a dissertação em oito capítulos.
Description
Tese de Doutoramento apresentada à Faculdade de Direito da Universidade de Santiago de Compostela sob a direção do Professor Doutor D. Francisco Puy Muñoz
Keywords
Estado Soberano Solidariedade regional Movimento constitucional Autonomia regional Regionalismo Consciência regional História Açores Galiza
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Universidade de Santiago de Compostela