Repository logo
 
Publication

A marca pessoal como estratégia de diferenciação no mercado de trabalho

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorFerreira, Alcina Teresa Gaspar
dc.contributor.authorGuerra, Ana Sofia Bernardo
dc.date.accessioned2018-01-11T09:58:23Z
dc.date.available2018-01-11T09:58:23Z
dc.date.issued2017-11-17
dc.description.abstractA marca pessoal tem vindo a ser um tema cada vez mais discutido na disciplina de marketing, muito em parte devido às alterações económicas globais que fizeram com o mercado de trabalho se tornasse cada vez mais competitivo. Atualmente, as pessoas fazem cada vez mais uso de técnicas de marketing para se promoverem a si mesmas e se destacarem da sua concorrência, com o intuito de impulsionarem as suas carreiras profissionais. A proliferação das redes sociais e o seu fácil acesso fizeram com que estas se tornassem a ferramenta perfeita para o desenvolvimento da marca pessoal e para o seu consequente crescimento. Este estudo analisa as determinantes da marca pessoal que funcionam como estratégia de diferenciação no mercado de trabalho, impactando a vantagem competitiva e a atitude geral positiva dos candidatos a um posto de trabalho. Com base numa amostra de 121 indivíduos que estiveram envolvidos direta ou indiretamente na contratação e/ou recomendação de alguém para o exercício de funções de âmbito profissional, concluiu-se que a perícia, a sinceridade e a competência influenciam positivamente a vantagem competitiva da pessoa. A atratividade, a sinceridade e a competência também estão positivamente relacionadas com a atitude geral em relação à pessoa e a rudeza exerce um impacto negativo na atitude geral. Neste estudo concluiu-se ainda que a atitude ao e-WOM de quem contrata ou recomenda enfraquece o impacto positivo da sinceridade e competência na vantagem competitiva, não moderando significativamente o efeito das outras variáveis em estudo. Com base nestes resultados, são apresentadas recomendações estratégicas para a criação de uma marca pessoal que tenha como objetivo a diferenciação de um candidato no mercado de trabalho, colocando-o em vantagem em relação à concorrência.pt_PT
dc.identifier.tid201814790pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/2945
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarca pessoalpt_PT
dc.subjecte-WOMpt_PT
dc.subjectVantagem competitivapt_PT
dc.subjectAtitude geralpt_PT
dc.subjectMercado de trabalhopt_PT
dc.titleA marca pessoal como estratégia de diferenciação no mercado de trabalhopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Relacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação-final_AnaGuerra.pdf
Size:
2.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: