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SorriDAR – Projeto de literacia em saúde oral para os encarregados de educação doEnsino Básico

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdept_PT
dc.contributor.advisorMenino, Eva Patrícia da Silva Guilherme
dc.contributor.authorOliveira, Ana Maria Ferreira
dc.date.accessioned2024-09-25T14:18:35Z
dc.date.available2024-09-25T14:18:35Z
dc.date.issued2024-07-11
dc.description.abstractO presente trabalho relata todo o percurso desenvolvido em estágio, nomeadamente a aquisição das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Comunitária, na área de Saúde Comunitária e Saúde Pública e a realização do projeto de intervenção comunitária “SorriDAR” incluído na competência específica do planeamento em saúde. O projeto “SorriDAR” seguiu a metodologia do planeamento em saúde de Imperatori e Giraldes (1993), tendo sido crucial a elaboração do diagnóstico de situação de saúde focado na literacia em saúde oral dos encarregados de educação das crianças do Ensino Básico. Teve como referencial teórico o Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender, o modelo de literacia em saúde e a salutogénese. Os objetivos gerais do projeto “SorriDAR” foram caraterizar a literacia em saúde oral dos encarregados de educação de crianças que frequentam o Ensino Básico e avaliar a sua perceção sobre o aumento da literacia A amostra foi constituída por 22 encarregados de educação das crianças do 1.º e 2.º ano do Ensino Básico de um Agrupamento de escolas. Em termos de instrumento de recolha de dados foi usado um questionário. As estratégias de intervenção utilizadas foram 2 sessões de educação para a saúde com duração de 45 minutos com debate de ideias, divulgação de vídeos alusivos à temática e a entrega de um folheto informativo. Através deste estudo concluímos que a maioria dos participantes eram mães (86,4%), portuguesas (72,7%) com uma média de idades de 39,5 anos. Metade dos encarregados de educação era licenciado (54,5%) e a maioria tinha formação na área de saúde oral (72,7%). A totalidade das crianças escova os dentes e a maioria pelo menos duas vezes por dia (77,3%). A maior parte das crianças nunca teve um problema de saúde oral (68,2%) e já foi à consulta com médico dentista ou higienista oral (90,9%). Os encarregados de educação consideraram ter um nível suficiente de literacia em saúde oral (95,5%) e concluíram que o projeto melhorou a sua literacia em saúde oral (90,9%). O trabalho apresenta ainda, um capítulo sobre a prática baseada na evidência que permitiu aprofundar e caraterizar o grupo comunitário que serviu de base para o planeamento em saúde.pt_PT
dc.identifier.tid203700724pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/10105
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPaispt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectEducação Básicapt_PT
dc.subjectLiteraciapt_PT
dc.subjectQuestionáriopt_PT
dc.subjectSaúde oralpt_PT
dc.titleSorriDAR – Projeto de literacia em saúde oral para os encarregados de educação doEnsino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagem Comunitária - Área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Públicapt_PT

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