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A desmaterialização dos manuais escolares

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBarreto, Maria Antónia Belchior Ferreira
dc.contributor.advisorSantos, Filipe Alexandre da Silva
dc.contributor.authorAmaral, David António Monteiro
dc.date.accessioned2021-08-10T12:55:00Z
dc.date.issued2021-07-15
dc.description.abstractO estudo desenvolve-se no âmbito da desmaterialização dos manuais escolares numa instituição educativa, tendo como questão orientadora aferir o seu impacto pedagógico, segundo a perceção dos docentes. O quadro legislativo que regulamenta os manuais escolares, contempla desde 2017, o fomento da desmaterialização dos recursos educativos. Inserido no Plano de Ação para a Transição Digital, aprovado na Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, de 21 de abril e no Programa de Estabilização Económica e Social, Resolução do Conselho de Ministros n.º 41/2020, de 6 de junho, iniciou-se o programa de universalização da Escola Digital que inclui, entre várias medidas, um projeto experimental de desmaterialização de manuais escolares. Assim, decorre o Projeto-Piloto de Desmaterialização dos Manuais Escolares em 12 Agrupamentos do país, integrado pelo Agrupamento de Escolas da Boa Água, em Sesimbra, que constitui o objeto de estudo da nossa investigação. Os dois momentos de ensino à distância, a partir de março de 2020 e fevereiro de 2021, decorrentes da situação pandémica causada pelo SARS-CoV-2, colocaram no centro da vida escolar o acesso aos equipamentos tecnológicos e à internet, a capacitação digital de professores e alunos, e os recursos educativos digitais, manuais escolares incluídos. Todos estes elementos são fundamentais na implementação da desmaterialização dos manuais escolares. A natureza da investigação é qualitativa e com este estudo de caso pretende-se compreender, em profundidade, os processos envolvidos na transição do manual escolar em papel para o manual digital, determinar as alterações no ensino-aprendizagem do Agrupamento de Escolas da Boa Água e os seus efeitos nos alunos. Concluiu-se que a opção pela desmaterialização dos manuais escolares teve como principal motivação a mudança das práticas de ensinoaprendizagem. O efetivo impacto pedagógico resultante das alterações operadas, não é, contudo, da exclusiva responsabilidade da desmaterialização dos manuais escolares e do uso intensivo das TIC em sala de aula, mas da mudança do modelo de ensino operado pelo Projeto-Piloto de Inovação Pedagógica (P-PIP) que introduziu a metodologia de trabalho de projeto transdisciplinar, alterações na avaliação, a valorização das competências face aos conteúdos e um currículo adaptado aos alunos e ao seu contexto socioeducativo. Apesar da singularidade do estudo de caso e a sua não replicabilidade, a experiência adquirida na implementação da desmaterialização dos manuais escolares pelo Agrupamento de Escolas da Boa Água, iniciada em 2014/2015 com o projeto Edulabs, poderá indicar estratégias, opções operacionais e pedagógicas úteis a outros processos semelhantes.pt_PT
dc.identifier.tid202755959pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/6061
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTecnologia Educativapt_PT
dc.subjectGestão escolarpt_PT
dc.subjectManuais escolarespt_PT
dc.subjectManuais digitaispt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.titleA desmaterialização dos manuais escolarespt_PT
dc.title.alternativeo processo de implementação e o impacto pedagógico no Agrupamento de Escolas da Boa Água.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação- Área Especialização em Gestão, Avaliação e Supervisão Escolarespt_PT

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Relatório de projeto_David Amaral_aluno 1191597.pdf
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