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Authors
Abstract(s)
O estudo desenvolve-se no âmbito da desmaterialização dos manuais
escolares numa instituição educativa, tendo como questão orientadora
aferir o seu impacto pedagógico, segundo a perceção dos docentes.
O quadro legislativo que regulamenta os manuais escolares, contempla
desde 2017, o fomento da desmaterialização dos recursos educativos.
Inserido no Plano de Ação para a Transição Digital, aprovado na
Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, de 21 de abril e no
Programa de Estabilização Económica e Social, Resolução do Conselho
de Ministros n.º 41/2020, de 6 de junho, iniciou-se o programa de
universalização da Escola Digital que inclui, entre várias medidas, um
projeto experimental de desmaterialização de manuais escolares.
Assim, decorre o Projeto-Piloto de Desmaterialização dos Manuais
Escolares em 12 Agrupamentos do país, integrado pelo Agrupamento
de Escolas da Boa Água, em Sesimbra, que constitui o objeto de estudo
da nossa investigação.
Os dois momentos de ensino à distância, a partir de março de 2020 e
fevereiro de 2021, decorrentes da situação pandémica causada pelo
SARS-CoV-2, colocaram no centro da vida escolar o acesso aos
equipamentos tecnológicos e à internet, a capacitação digital de
professores e alunos, e os recursos educativos digitais, manuais
escolares incluídos. Todos estes elementos são fundamentais na
implementação da desmaterialização dos manuais escolares.
A natureza da investigação é qualitativa e com este estudo de caso
pretende-se compreender, em profundidade, os processos envolvidos na
transição do manual escolar em papel para o manual digital, determinar
as alterações no ensino-aprendizagem do Agrupamento de Escolas da
Boa Água e os seus efeitos nos alunos.
Concluiu-se que a opção pela desmaterialização dos manuais escolares
teve como principal motivação a mudança das práticas de ensinoaprendizagem.
O efetivo impacto pedagógico resultante das alterações
operadas, não é, contudo, da exclusiva responsabilidade da
desmaterialização dos manuais escolares e do uso intensivo das TIC em
sala de aula, mas da mudança do modelo de ensino operado pelo
Projeto-Piloto de Inovação Pedagógica (P-PIP) que introduziu a
metodologia de trabalho de projeto transdisciplinar, alterações na
avaliação, a valorização das competências face aos conteúdos e um
currículo adaptado aos alunos e ao seu contexto socioeducativo.
Apesar da singularidade do estudo de caso e a sua não replicabilidade,
a experiência adquirida na implementação da desmaterialização dos
manuais escolares pelo Agrupamento de Escolas da Boa Água, iniciada
em 2014/2015 com o projeto Edulabs, poderá indicar estratégias,
opções operacionais e pedagógicas úteis a outros processos
semelhantes.
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Keywords
Tecnologia Educativa Gestão escolar Manuais escolares Manuais digitais Aprendizagem