Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Influência do protocolo de produção na qualidade das larvas de Mero: comportamento alimentar e fisiologia digestiva

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Projeto Mónica Mateus.pdf1.62 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O mero, Epinephelus marginatus, é uma espécie marinha associada a recifes, referenciada como ameaçada, de acordo com a red list of threatened species. A sua reprodução e cultivo em cativeiro poderão contribuir para uma alteração deste estatuto. A obtenção de um grande número de indivíduos é um dos maiores problemas que esta espécie enfrenta. Para contrariar esta tendência é importante melhorar as taxas de sobrevivência associadas à fase larvar, através da melhoria do sistema de cultivo e protocolos alimentares. Este estudo teve como objetivo analisar o sistema de cultivo e a influência do protocolo alimentar na produção das larvas de mero (E. marginatus) tendo em conta o seu desenvolvimento e a qualidade larvar. Para atingir este objetivo compararam-se dois sistemas de cultivo, Intensivo (1,5m3) e Semi-Intensivo (18 m3) com diferentes densidades larvares de 26.7g e 1.6 g de ovos m-3 respetivamente. A adequação do protocolo de alimentação foi também analisada pela adição de copépodes (Paracartia Grani) ao protocolo alimentar padrão composto por rotíferos (Brachionus plicatilis), artémia (Artemia spp.) e ração comercial. Para avaliação da qualidade larvar analisou-se o comportamento alimentar, o crescimento e sobrevivência, as malformações esqueléticas, através do método de dupla coloração de osso e cartilagem, e a atividade enzimática das larvas, através da análise das enzimas amilase, tripsina, pepsina, aminopeptidase, fosfatase alcalina e fosfatase ácida, em diferentes fases do desenvolvimento. Ao comparar o sistema Semi-Intensivo com o Intensivo observou-se que o cultivo em grandes volumes, com reduzida densidade promove o aumento da sobrevivência e a redução da ocorrência de malformações esqueléticas. A adição de copépodes à dieta resultou num desenvolvimento mais rápido das larvas, um melhor desenvolvimento do trato digestivo e maiores taxas de sobrevivência. O protocolo de produção semi-intensivo onde foram adicionados copépodes promoveu a criação de um maior número de indivíduos e de larvas de melhor qualidade sendo esta uma mais-valia para aquacultura desta espécie.

Description

Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Aquacultura apresentada à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria.

Keywords

Mero (Epinephelus marginatus) Mesocosmos Copépode (Acartia grani) Crescimento Enzimas digestivas Malformações esqueléticas

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License