Browsing by Issue Date, starting with "2013-12-12"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Uma aplicação das dimensões culturais do projeto Globe na avaliação da liderança ética: um estudo intercultural em Portugal e Guiné-BissauPublication . Mané, Mamadú Aua; Ferreira, Manuel Aníbal Silva Portugal VasconcelosNesta dissertação avaliamos quais e como as características culturais nacionais que influenciam as perceções de liderança ética. O estudo contribui para a literatura sobre estudos interculturais, liderança e ética nas organizações e, especificamente, para entender melhor como características, ou traços, culturais podem promover ou, pelo contrário, dificultar uma liderança ética nas organizações. Partimos da assunção que organizações com liderança ética promovem comportamentos éticos dos trabalhadores, independentemente do seu nível hierárquico. Metodologicamente, realizamos um estudo empírico relacionando um conjunto selecionado de dimensões culturais com liderança ética. O estudo foi suportado com um questionário passado a 216 estudantes de cursos da área da gestão em Portugal (138 participantes) e na Guiné-Bissau (79 participantes). As nove dimensões culturais foram avaliadas usando as dimensões culturais do projeto GLOBE – Distância ao poder, Aversão à incerteza, Igualitarismo de género, Coletivismo de grupo/coletivismo institucional, Orientação para o desempenho, Orientação para o futuro, Orientação humana e Assertividade. A escala de liderança ética baseia-se no trabalho de Brown, Treviño e Harrison (2005). As análises dos dados, através de um modelo estrutural, visaram identificar diferenças entre países na forma como cada dimensão cultural se associa à percepção do que constituem comportamentos de liderança ética. Os resultados indicam que compreender o que efectivamente determina a percepção de liderança ética usando dimensões culturais requer um estudo aprofundado de como essas perceções variam entre países. Indicam, também, que, nos dois países, a distância ao poder e orientação para o desempenho estão positivamente relacionados com a liderança ética enquanto a assertividade e orientação para o futuro estão negativamente relacionado com a liderança ética. Este trabalho contribui para a literatura em estudos de gestão intercultural focando dois países que não são usualmente incluídos nos estudos, e explorando uma dimensão da gestão das organizações – a liderança ética - que é aindapouco entendida mas que pode ter um forte impacto na forma como as empresas multinacionais organizam as suas actividades no estrangeiro. Em especial, na gestão dos recursos humanos mas com extensões a, por exemplo, tomada de decisão. Num contexto mundial em que surgem diversas referências às práticas éticas das empresas, este estudo contribui para alargar o debate dessas práticas éticas à forma como a liderança é exercida.
- Os sistemas de bónus não são sexy: um estudo de casoPublication . Guerreiro, Hélder Fialho; Ribeiro, Neuza; Ferreira, VítorNas organizações atuais, a motivação dos colaboradores é um dos fatores críticos de sucesso. Num mundo cada vez mais globalizado e competitivo, as pessoas são um dos fatores diferenciadores que muitas vezes faz a diferença. Por isso, as organizações tanto investem em ferramentas de motivação: eventos de empresa, out doors, férias extra, tempo livre, prémios monetários, etc. No entanto, ao longo da história tem sido recorrente o uso de incentivos financeiros de forma a motivar os colaboradores. Muito raramente, esse facto é questionado. Uma das possibilidades, para que haja tão poucos trabalhos, a explorar o lado negro destes sistemas de bónus e incentivos, e a relação que estes têm com a Teoria da Agência. Aqueles que decidem, se eles existem ou não, são eles próprios beneficiados pela sua existência. Neste trabalho, foi desenvolvido um estudo de caso, onde foi explorado o uso de incentivos financeiros como motivadores, na empresa TNG. Para tal, foi feita uma análise abrangente, sem esquecer o eventual lado negro do esquema utilizado, e a influência que a Teoria da Agência poderá ou não ter, na forma como o sistema está implementado. Para atingir este objetivo, recorreu-se à análise qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas, a dois grupos diferentes da TNG: um grupo incluído no sistema de bónus e um outro não incluído. Foi demonstrado, através de resultados sólidos e fundamentados que na TNG a teoria da Agência, influencia o binómio motivação-bónus financeiro. Esta relação entre motivação, bónus financeiro e teoria de Agência, é uma matéria pioneira e de grande complexidade, onde a academia pode dar um importante contributo e levar o tema para um outro patamar.
- A influência do capital humano no investimento directo estrangeiro (IDE) em PortugalPublication . Gaspar, Luís Filipe Carreira; Oliveira, Blandina da Conceição Rodrigues deO principal objectivo deste estudo é investigar a influência do capital humano no investimento directo estrangeiro em (IDE) em Portugal. Ao longo dos últimos anos, foram feitos vários estudos que tiveram por objectivo mostrar a relação existente entre o capital humano e a capacidade de atracção de IDE. A influência do capital humano no IDE em Portugal tem sido mais abordada por sectores de actividade. Este estudo pretende focar a influência do capital humano no IDE em Portugal numa perspectiva macroeconómica. Considerando uma base de dados em painel o presente estudo analisa a influência do capital humano no IDE em Portugal. Para o efeito, é considerado um modelo de regressão linear múltipla, em que a variável dependente é o IDE e como explicativas considera-se a literacia (nível de escolaridade) da população activa portuguesa, despesas na educação, despesas em Investigação e Desenvolvimento, taxa de investigadores, artigos científicos publicados e taxa de exportação artigos de alta tecnologia. Com este trabalho conclui-se que o capital humano constitui um factor directo de atracção de IDE em Portugal e que a despesa na investigação e desenvolvimento é significativamente positiva. O resultado está de acordo com o previsto na teoria e os resultados obtidos por estudos empíricos (Tavares e Teixeira (2006)) que verificaram que, nos países desenvolvidos, existe uma relação positiva entre o capital humano e os influxos de IDE.
- Influência do protocolo de produção na qualidade das larvas de Mero: comportamento alimentar e fisiologia digestivaPublication . Mateus, Mónica Andreia Ventura; Bernardino, Raúl José Silvério; Cunha, Maria Emília de Freitas Mota e; Ribeiro, LauraO mero, Epinephelus marginatus, é uma espécie marinha associada a recifes, referenciada como ameaçada, de acordo com a red list of threatened species. A sua reprodução e cultivo em cativeiro poderão contribuir para uma alteração deste estatuto. A obtenção de um grande número de indivíduos é um dos maiores problemas que esta espécie enfrenta. Para contrariar esta tendência é importante melhorar as taxas de sobrevivência associadas à fase larvar, através da melhoria do sistema de cultivo e protocolos alimentares. Este estudo teve como objetivo analisar o sistema de cultivo e a influência do protocolo alimentar na produção das larvas de mero (E. marginatus) tendo em conta o seu desenvolvimento e a qualidade larvar. Para atingir este objetivo compararam-se dois sistemas de cultivo, Intensivo (1,5m3) e Semi-Intensivo (18 m3) com diferentes densidades larvares de 26.7g e 1.6 g de ovos m-3 respetivamente. A adequação do protocolo de alimentação foi também analisada pela adição de copépodes (Paracartia Grani) ao protocolo alimentar padrão composto por rotíferos (Brachionus plicatilis), artémia (Artemia spp.) e ração comercial. Para avaliação da qualidade larvar analisou-se o comportamento alimentar, o crescimento e sobrevivência, as malformações esqueléticas, através do método de dupla coloração de osso e cartilagem, e a atividade enzimática das larvas, através da análise das enzimas amilase, tripsina, pepsina, aminopeptidase, fosfatase alcalina e fosfatase ácida, em diferentes fases do desenvolvimento. Ao comparar o sistema Semi-Intensivo com o Intensivo observou-se que o cultivo em grandes volumes, com reduzida densidade promove o aumento da sobrevivência e a redução da ocorrência de malformações esqueléticas. A adição de copépodes à dieta resultou num desenvolvimento mais rápido das larvas, um melhor desenvolvimento do trato digestivo e maiores taxas de sobrevivência. O protocolo de produção semi-intensivo onde foram adicionados copépodes promoveu a criação de um maior número de indivíduos e de larvas de melhor qualidade sendo esta uma mais-valia para aquacultura desta espécie.