Publication
Língua inglesa no Ensino Superior: Aprendizagem e avaliação com recurso à tecnologia
dc.contributor.author | Chagas, Laura | |
dc.date.accessioned | 2022-09-05T14:02:43Z | |
dc.date.available | 2022-09-05T14:02:43Z | |
dc.date.issued | 2016 | en_US |
dc.date.updated | 2022-09-05T05:46:47Z | |
dc.description.abstract | O propósito desta comunicação consiste em proceder a um enquadramento teórico das iniciativas de integração da tecnologia na aprendizagem e avaliação da língua inglesa no ensino superior. A presente comunicação enquadra-se num projeto de doutoramento a ser desenvolvido atualmente, cuja relevância decorre da inexistência de estudos que incidam sobre esta temática no contexto nacional, apesar das diretrizes europeias que enfatizam a importância da competência digital e da proficiência em línguas estrangeiras para o cidadão atual. A abordagem metodológica do trabalho seguirá várias fases de desenvolvimento. Inicialmente, através de um estudo de matriz quantitativa, materializado na aplicação de um questionário a docentes de universidades e institutos politécnicos portugueses, procura-se identificar o uso que os docentes fazem das várias ferramentas tecnológicas, de modo a promover o desenvolvimento das quatro competências de comunicação em Inglês Língua Estrangeira e suportar atividades de avaliação. Posteriormente, os estudantes serão inquiridos acerca da sua perceção relativa à integração da tecnologia. Numa terceira fase, um grupo específico de docentes será confrontado com a visão dos estudantes em processo de entrevista. A análise de dados será feita à luz da distinção entre o regime presencial e o regime a distância. Pretende-se, com este trabalho, caracterizar o perfil do docente de língua inglesa no ensino superior, no que respeita ao uso que faz da tecnologia e eventuais necessidades formativas; identificar as ferramentas e metodologias que mais concorrem para a aprendizagem e avaliação de uma língua estrangeira e, em última análise, sinalizar um conjunto de boas práticas de lecionação e avaliação neste domínio. | pt_PT |
dc.description.abstract | In this paper, we intend to present a theoretical framework of the current situation regarding the use of technology in English learning and assessment, in higher education. It is part of a PhD project that is currently being developed and its relevance derives from the lack of studies in the area in Portugal, in spite of the European guidelines that emphasize the importance of digital competence and foreign language proficiency. 1464 The methodological approach will include different stages. Firstly, Portuguese faculty will be surveyed so as to identify the use of technology in the development of English as a Foreign Language communications skills, as well as in evaluation. Secondly, higher education students will be surveyed regarding their views on technology integration. Thirdly, a specific faculty group will be interviewed, as they are expected to analyse the perspective of their students on the use of technology, as well as to express their personal views in detail. Data analysis will be carried out regarding face-to-face and distance education. In conclusion, we intend to identify Portuguese faculty’s use of technology in language instruction and possible training needs; to point out the technological tools and methods that are most suitable for language learning; and to identify good practice in teaching and assessment with the use of technology. | en |
dc.description.version | http://ticeduca2016.ie.ulisboa.pt/?page_id=1369 | |
dc.identifier.citation | Chagas, L. & Pedro, N. (2016, set. 8-10). Língua inglesa no Ensino Superior: Aprendizagem e avaliação com recurso à tecnologia [Conference paper]. Atas do IV Congresso Internacional das TIC na Educação Tecnologias digitais e a Escola do Futuro, Lisboa, Portugal | |
dc.identifier.other | http://ticeduca2016.ie.ulisboa.pt/ | en_US |
dc.identifier.slug | cv-prod-2623664 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/7599 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.relation | A integração das TIC na Aprendizagem de Línguas Estrangeiras no Ensino Superior em Portugal | |
dc.subject | Tecnologias da informação | pt_PT |
dc.subject | Inglês língua estrangeira | pt_PT |
dc.subject | Avaliação | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Corpo docente | pt_PT |
dc.subject | Estudantes do ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Information technology | |
dc.subject | EFL | |
dc.subject | Evaluation | |
dc.subject | Higher education | |
dc.subject | College students | |
dc.title | Língua inglesa no Ensino Superior: Aprendizagem e avaliação com recurso à tecnologia | en_US |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | A integração das TIC na Aprendizagem de Línguas Estrangeiras no Ensino Superior em Portugal | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/OE/PD%2FBI%2F113594%2F2015/PT | |
oaire.citation.endPage | 1472 | |
oaire.citation.startPage | 1463 | |
oaire.fundingStream | OE | |
person.familyName | Chagas | |
person.givenName | Laura | |
person.identifier.ciencia-id | CD18-3671-3FF4 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8609-5383 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.cv.cienciaid | CD18-3671-3FF4 | Laura Chagas | |
rcaap.rights | openAccess | en_US |
rcaap.type | conferenceObject | en_US |
relation.isAuthorOfPublication | 23b38e59-cf26-44c0-8fb0-3e2ea6beecb0 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 23b38e59-cf26-44c0-8fb0-3e2ea6beecb0 | |
relation.isProjectOfPublication | aeda2931-42a7-4238-a4f4-56fb42d31cfb | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | aeda2931-42a7-4238-a4f4-56fb42d31cfb |