Publication
A prática, a técnica de dança clássica e a exploração do movimento: um caminho reflexivo e investigativo na Educação de Infância
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Leal, Rita Alexandra Bettencourt | |
dc.contributor.author | Camarinha, Patrícia Bernardo | |
dc.date.accessioned | 2025-08-06T09:47:29Z | |
dc.date.available | 2025-08-06T09:47:29Z | |
dc.date.issued | 2025-07-21 | |
dc.description.abstract | O presente documento trata-se de um relatório de Prática de Ensino Supervisionada que apresenta o percurso que realizei ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar, nomeadamente nos anos letivos de 2023/2024 e 2024/2025. É possível encontrar duas partes distintas neste relatório. Neste sentido, a primeira parte conta com uma dimensão reflexiva onde foram tidas em conta as experiências e aprendizagens realizadas ao longo dos diversos contextos de Prática Pedagógica, nomeadamente Creche, Jardim de Infância I e Jardim de Infância II. Ao longo das experiências de Prática Pedagógica, tive oportunidade de me apropriar do ciclo interativo previsto nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, bem como de alguns instrumentos de avaliação, como a elaboração de portefólios e a documentação pedagógica. Tive também oportunidade de implementar a metodologia de trabalho por projeto na minha ação, uma experiência nova e desafiante que marcou este percurso. A segunda parte tratar-se de um estudo de carácter investigativo que teve por fim compreender de que forma a apreciação de um bailado de Dança Clássica pode influenciar a exploração do movimento das crianças em idade Pré-Escolar. Para realizar esta investigação selecionaram-se cinco crianças com idades entre os 3 e os 5 e recorreu-se à observação participante com registo videográfico como técnica de recolha de dados. Após a implementação de cinco sessões foi possível compreender que através da apreciação de um bailado de Técnica de Dança Clássica, as crianças podem enriquecer o seu leque de movimentos artísticos. | por |
dc.identifier.tid | 203980930 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/13879 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Agência da Criança | |
dc.subject | Ciclo Interativo | |
dc.subject | Exploração do Movimento | |
dc.subject | Técnica de Dança Clássica | |
dc.subject | Dança | |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | |
dc.title | A prática, a técnica de dança clássica e a exploração do movimento: um caminho reflexivo e investigativo na Educação de Infância | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- relatorio-da-pratica-de-ensinosupervisionada-patricia-camarinha_após correções formais.pdf
- Size:
- 6.55 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: