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Abstract(s)
O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação
Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se
dividido em duas partes: dimensão reflexiva e dimensão investigativa.
Este tem como principal objetivo dar a conhecer o meu percurso ao
longo das Práticas Pedagógicas Supervisionadas bem como a
investigação realizada, neste caso, em contexto de 1.º CEB, com uma
turma do 2.º ano de escolaridade.
Na primeira parte, apresenta-se a reflexão crítica e fundamentada do
meu percurso, ao longo das práticas pedagógicas supervisionadas, em
contexto de Creche, Jardim de Infância e 1.º CEB. Na segunda parte,
apresenta-se a dimensão investigativa que envolve um estudo em torno
da questão: “Qual a influência da participação ativa de cinco crianças,
do 2.º ano de escolaridade do 1.º CEB, no seu processo de avaliação de
desempenho ao nível das atitudes?”.
Este estudo de caso exploratório desenvolveu-se ao longo de três fases,
sendo estas: a observação das estratégias de avaliação usadas pela
professora cooperante, a identificação e implementação de novas
estratégias com os participantes e a reflexão sobre todo o processo
desenvolvido. Assim, perante os sinais de desmotivação observados,
por parte de cinco crianças da turma, no que diz respeito aos resultados
que obtinham ao nível da avaliação das atitudes, procurou-se dar
resposta a este problema. Para tal, foram implementadas novas
estratégias de avaliação das atitudes com cinco crianças, consistindo no
brainstorming e na negociação e mediação das ideias das crianças,
resultando na criação de um jogo de cadernetas recorrendo a
autocolantes. Os resultados emanados deste estudo evidenciaram uma
influência positiva pela mudança de atitudes por parte dos alunos e uma
mudança de práticas, neste caso através da valorização pela própria
professora cooperante, das estratégias implementadas.
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Ensino básico do 1º ciclo Avaliação Educação à distância Criança