Repository logo
 
Publication

A noticiabilidade da religião católica na imprensa portuguesa

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAgostinho, Paulo Jorge Gonçalves
dc.contributor.authorSantos, Paulo Adriano Jorge dos
dc.date.accessioned2024-02-28T16:45:24Z
dc.date.available2024-02-28T16:45:24Z
dc.date.issued2023-12-15
dc.description.abstractA relação entre a religião e o jornalismo é um tema complexo que envolve questões de relevância social, influência cultural e poder mediático. Este estudo pretende analisar a forma como a Igreja Católica é representada na imprensa portuguesa a partir do seu papel na sociedade, a sua presença nos media e a sua interação com o jornalismo de proximidade. No estabelecimento do contexto teórico, explora-se a religião como um fenómeno antropológico e a influência da matriz judaico-cristã na orientação axiológica da sociedade. Também se discute o valor-notícia da religião, aplicando conceitos como o gatekeeping e investigando o papel do acontecimento religioso na definição das notícias. Nesta pesquisa, é dado destaque à importância do catolicismo na vida social e política de Portugal. A metodologia utilizada na análise das notícias sobre a Igreja Católica, incluindo a seleção de peças depois de um processo de recolha de dados. Os resultados da análise das notícias, exploram o espaço mediático que a Igreja Católica ocupa na imprensa, a importância do género jornalístico na cobertura religiosa, as temáticas privilegiadas e a valorização das notícias através de elementos gráficos e chamadas. Também é feita a descrição dos atores da notícia e a influência das fontes nas narrativas jornalísticas. As conclusões da pesquisa antecipam algumas pistas para o futuro da relação entre a imprensa e a Igreja Católica, com a explicação do autoconceito da Igreja Católica e a perceção dos media, bem como a estagnação do elenco de atores no fenómeno religioso. Além disso, considera a possibilidade de um Vaticano II por acontecer, refletindo sobre os desafios e oportunidades para a comunicação social católica. Este trabalho oferece uma análise abrangente da representação da Igreja Católica na imprensa portuguesa, contribuindo para uma melhor compreensão da interseção entre religião e jornalismo no contexto contemporâneo.pt_PT
dc.identifier.tid203541278pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9498
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectReligião Católicapt_PT
dc.subjectImprensapt_PT
dc.subjectJornalismopt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.titleA noticiabilidade da religião católica na imprensa portuguesapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação e Mediapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A noticiabilidade da religiao catolica na imprensa portuguesa (1).pdf
Size:
1.8 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: