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Relatório | 1.25 MB | Adobe PDF | ||
Anexo 1 | 37.47 KB | Adobe PDF | ||
Anexo 2 | 45.75 KB | Adobe PDF | ||
Anexo 3 | 45.33 KB | Adobe PDF |
Authors
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Abstract(s)
A organização das unidades hoteleiras é, normalmente, constituída por duas grandes áreas: Departamentos Operacionais e Departamentos Auxiliares. Os departamentos operacionais são constituídos pelas áreas de negócio que geram receitas e que estabelecem um contacto direto com os hóspedes. Nesta categoria encontram-se os Departamentos de Housekeeping e os Departamentos de Restauração (Food and Beverage). Neste sentido, o presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Gestão e Direção Hoteleira, desenvolver-se-á em torno da organização destes dois departamentos (Housekeeping e Food and Beverage), numa unidade hoteleira de 4 estrelas.
Para a elaboração deste documento, foi realizado um estágio com a duração de 10 meses na empresa Park Hotel Amsterdam, localizada na cidade de Amesterdão, Holanda, Países Baixos. Este estágio desenrolou-se nos departamentos em questão, e neste documento serão descritas as principais atividades e competências adquiridas com o mesmo.
As propostas de melhoria e críticas apontadas à gestão do hotel focam-se na organização de staff e na reorganização das operações diárias nestes dois departamentos.
Associado às propostas de melhoria e à visão da promotora deste relatório, é explorado o conceito de sustentabilidade no turismo.
Description
Relatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Gestão e Direção Hoteleira apresentado à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria.
Keywords
Departamento de Housekeeping Departamento de Food and Beverage Organização das operações Sustentabilidade no turismo