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Griffe, uma reflexão visual sobre as marcas de luxo

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorBarreto, Luísa Maria Pires
dc.contributor.authorCardoso, Catarina dos Santos
dc.date.accessioned2018-08-16T10:18:27Z
dc.date.available2018-08-16T10:18:27Z
dc.date.issued2018-07-09
dc.description.abstractA presente investigação de natureza teórico-prática, caracteriza-se num processo linear, mas flexível, que cumpre com as premissas-chave inicialmente estabelecidas. A questão-chave que vem delinear a orientação desta dissertação e que, consequentemente, culmina num trabalho gráfico de caráter projetual empírico, prende-se com a resposta a um enunciado de criação e implementação real de uma Identidade Visual e derivados elementos, para uma nova Marca que ambiciona posicionar-se no nicho internacional específico da decoração e mobiliário de Luxo. Consideram-se três os pilares fundamentais do estudo que sustentam não só a reflexão teórica, como também a própria prática projetual, sendo eles a Marca, a Identidade Visual e o Luxo. É da recolha e da análise prospetiva de informações exploradas na revisão literária, que se enquadram diferentes realidades e tendências sobre as demais perspetivas das temáticas definidas, e que se cruzam com pensamentos selecionados, por forma a aplicar fundamentação teórica na vertente prática do atual trabalho.pt_PT
dc.description.abstractA investigação procura estudar e compreender a relação entre a criação de uma nova marca, o mercado específico em que se deseja posicionar e respetivas audiências-alvo, e a comunicação visual vinculada. Neste sentido, ressalva-se a aprendizagem específica sobre as características peculiares inerentes às marcas de luxo, ao mercado em si, em especial, as características, as necessidades e as motivações das audiências-alvo selecionadas, que fundamentam a construção da caracterização organizacional da nova marca. Destacam-se os parâmetros exigidos para que se considere esta uma marca de luxo de tipo griffe. Sobre a vertente prática da investigação, é assumido o grande foco processual no elemento básico: a marca gráfica, representativa da nova marca a ser criada. Em consequência, é efetivada uma análise comparativa e quantitativa pela procura de semelhanças visuais entre marcas gráficas desenvolvidas especificamente para marcas do setor de luxo.pt_PT
dc.description.abstractCom este estudo, são de facto identificados padrões gráficos nomeadamente aos níveis da paleta de cores utilizada e da composição geral. Esta análise potenciou a definição de diretrizes-chave que sustentam o projeto.pt_PT
dc.description.abstractÉ criada assim uma Identidade Visual criativa capaz de competir e corresponder às exigências internas e externas do projeto, que comunica as características tangíveis e intangíveis associadas, e que fundamenta os seus elementos gráficos na teoria considerada.pt_PT
dc.identifier.tid201965259pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/3470
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarcas de luxopt_PT
dc.subjectGriffept_PT
dc.subjectIdentidade visualpt_PT
dc.titleGriffe, uma reflexão visual sobre as marcas de luxopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestradopt_PT

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