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Authors
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Abstract(s)
A presente investigação de natureza teórico-prática, caracteriza-se num processo linear, mas flexível, que cumpre com as
premissas-chave inicialmente estabelecidas.
A questão-chave que vem delinear a orientação desta dissertação e que, consequentemente, culmina num trabalho gráfico de caráter projetual empírico, prende-se com a resposta a um enunciado de criação e implementação real de uma Identidade Visual e derivados elementos, para uma nova Marca que ambiciona posicionar-se no nicho internacional específico da decoração e mobiliário de Luxo.
Consideram-se três os pilares fundamentais do estudo que sustentam não só a reflexão teórica, como também a própria prática projetual, sendo eles a Marca, a Identidade Visual e o Luxo.
É da recolha e da análise prospetiva de informações exploradas na revisão literária, que se enquadram diferentes realidades e tendências sobre as demais perspetivas das temáticas definidas, e que se cruzam com pensamentos selecionados, por forma a aplicar fundamentação teórica na vertente prática do atual trabalho.
A investigação procura estudar e compreender a relação entre a criação de uma nova marca, o mercado específico em que se deseja posicionar e respetivas audiências-alvo, e a comunicação visual vinculada. Neste sentido, ressalva-se a aprendizagem específica sobre as características peculiares inerentes às marcas de luxo, ao mercado em si, em especial, as características, as necessidades e as motivações das audiências-alvo selecionadas, que fundamentam a construção da caracterização organizacional da nova marca. Destacam-se os parâmetros exigidos para que se considere esta uma marca de luxo de tipo griffe. Sobre a vertente prática da investigação, é assumido o grande foco processual no elemento básico: a marca gráfica, representativa da nova marca a ser criada. Em consequência, é efetivada uma análise comparativa e quantitativa pela procura de semelhanças visuais entre marcas gráficas desenvolvidas especificamente para marcas do setor de luxo.
Com este estudo, são de facto identificados padrões gráficos nomeadamente aos níveis da paleta de cores utilizada e da composição geral. Esta análise potenciou a definição de diretrizes-chave que sustentam o projeto.
É criada assim uma Identidade Visual criativa capaz de competir e corresponder às exigências internas e externas do projeto, que comunica as características tangíveis e intangíveis associadas, e que fundamenta os seus elementos gráficos na teoria considerada.
A investigação procura estudar e compreender a relação entre a criação de uma nova marca, o mercado específico em que se deseja posicionar e respetivas audiências-alvo, e a comunicação visual vinculada. Neste sentido, ressalva-se a aprendizagem específica sobre as características peculiares inerentes às marcas de luxo, ao mercado em si, em especial, as características, as necessidades e as motivações das audiências-alvo selecionadas, que fundamentam a construção da caracterização organizacional da nova marca. Destacam-se os parâmetros exigidos para que se considere esta uma marca de luxo de tipo griffe. Sobre a vertente prática da investigação, é assumido o grande foco processual no elemento básico: a marca gráfica, representativa da nova marca a ser criada. Em consequência, é efetivada uma análise comparativa e quantitativa pela procura de semelhanças visuais entre marcas gráficas desenvolvidas especificamente para marcas do setor de luxo.
Com este estudo, são de facto identificados padrões gráficos nomeadamente aos níveis da paleta de cores utilizada e da composição geral. Esta análise potenciou a definição de diretrizes-chave que sustentam o projeto.
É criada assim uma Identidade Visual criativa capaz de competir e corresponder às exigências internas e externas do projeto, que comunica as características tangíveis e intangíveis associadas, e que fundamenta os seus elementos gráficos na teoria considerada.
Description
Keywords
Marcas de luxo Griffe Identidade visual