Repository logo
 
Publication

Comunicação organizacional e identidade coletiva : a comunicação como uma meta-ideia

dc.contributor.authorFaria, Susana
dc.date.accessioned2015-02-03T14:41:45Z
dc.date.available2015-02-03T14:41:45Z
dc.date.issued2012
dc.date.updated2015-01-29T19:52:12Z
dc.description.abstractNeste artigo pretendemos dar conta das principais conclusões da investigação que produzimos no âmbito de um Doutoramento em ciências sociais que teve como objeto de estudo os processos de comunicação e a sua influência na redefinição da identidade de um agrupamento de escolas em contexto de mudança. Pretendemos discutir o reforço e a diversificação do investimento na comunicação por parte das instituições educativas como consequência da ‘nova gestão pública’. O argumento é o de que prosseguindo ideais de ‘qualidade’ e ‘eficácia’, as escolas têm procurado reforçar o diálogo com os seus ‘públicos’, apostando na comunicação organizacional como parte integrante de uma estratégia empreendedora, que lhes tem vindo a conferir uma nova identidade coletiva unificada. Como as pressões exercidas sobre as instituições educativas estão longe de ser unívocas, os sistemas de comunicação produzidos têm-se revelado híbridos e complexos, transformando-se em contextos mediadores da mudança. Eles têm-se assumido como o locus de produção de novas identidades porque a comunicação constitui o ponto de convergência entre as diferentes políticas educativas e as práticas localmente adotadas na sequência de um processo de interpretação criativa das diferentes pressões. É este o sentido com que afirmamos que a comunicação se constitui numa meta-ideia ao serviço da ‘qualidade’, ainda que esta possa ser perspetivada a partir do ideal burocrático da organização, do ideal profissional ou do ideal empreendedor.por
dc.identifier.citationFaria, Susana. Comunicação organizacional e identidade coletiva – a comunicação como uma meta-ideia, Trabalho apresentado em VII Congresso da APS – Sociedade: crise e reconfigurações, In Atas do VII Congresso da APS – Sociedade: crise e reconfigurações. Porto, 2012.por
dc.identifier.isbn978-989-9798
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/1292
dc.language.isoporpor
dc.subjectComunicação organizacionalpor
dc.subjectNova Gestão Públicapor
dc.subjectIdentidade coletivapor
dc.subjectEnsino básicopor
dc.subjectMudançapor
dc.titleComunicação organizacional e identidade coletiva : a comunicação como uma meta-ideiapor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopor
oaire.citation.issue2012por
oaire.citation.titleVII Congresso da APS – Sociedade: crise e reconfiguraçõespor
person.familyNamesousa
person.givenNamesusana
person.identifier.ciencia-id3713-1779-FF04
person.identifier.orcid0000-0002-1316-9804
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublication34857b7c-5c99-4dbb-86b2-59123e4e6391
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery34857b7c-5c99-4dbb-86b2-59123e4e6391

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
VI Congresso da APS - Sociologia da Educação.pdf
Size:
570.32 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: