Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- Fichas Práticas de Anatomia e Fisiologia I - Osteologia e Artrologia - ResoluçãoPublication . Frade, João Manuel Graça; Silva, João Pedro Cruz daEste manual é elaborado no âmbito da unidade curricular de anatomia e fisiologia I para as turmas de Licenciatura de Enfermagem da Escola superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria no sentido de apoiar o estudo nos conteúdos lecionados em aulas teóricas e teórico-práticas. O seu principal objetivo é sistematizar conhecimentos para melhor compreensão e apreensão dos conteúdos de anatomia e fisiologia I. O caderno é composto por questões teóricas e exercícios práticos a que o estudante deverá saber responder no final dos conteúdos lecionados no sentido de dar cumprimento aos objetivos da Unidade Curricular. Recomenda-se que o aluno procure responder autonomamente às questões e exercícios, consultando os tópicos de resposta neste manual apenas após terminar essa tarefa, por forma a comparar e perceber se a sua sistematização foi completa e adequada. As respostas neste manual não pretendem ser exaustivas nem devem ser pensadas como substituindo um manual de anatomia e fisiologia – cumprem apenas uma função de orientação para a comparação das respostas dadas pelo próprio aluno. Para uma sistematização com sucesso, algumas regularidades podem ser adotadas na organização da resposta, para ajudar a lembrar de todos os aspetos relevantes. Por exemplo, numa pergunta em que se pede para descrever a um órgão ou estrutura, é útil ter uma “checklist” mental de detalhes a mencionar: a sua localização nos 3 planos balizada por referências (é uma estrutura medial, ou lateral? Superior ou inferior a uma referência? Anterior, ou posterior?), a sua paridade, de que forma de pode classificar (por exemplo, no caso de um osso, é plano, longo, curto ou irregular?), as suas relações com órgãos adjacentes ou próximos, etc. De notar que embora seja útil ter uma organização mental dos vários tópicos com que se pode descrever o órgão, frequentemente não se inclui tudo isso na resposta, pois será apenas necessário responder ao que é perguntado – saber como organizar e selecionar apenas a informação relevante de entre a totalidade do conhecimento adquirido é também uma forma de demonstrar boa compreensão.
- Rede de Alta Velocidade: Avaliação da sua influência na região de LeiriaPublication . Fernandes, Paulo Alexandre Lopes; Lopes, Ana Sofia Patrício Pinto; Silva, João Pedro Cruz da; Carvalho, Fernando BritesAté agora, em Portugal, tem havido a tendência de realizar estudos sobre a alta velocidade ferroviária (AV) do ponto de vista do país em geral ou de sectores económicos específicos. O facto de estes estudos serem feitos a um nível macro dificulta que a população em geral perceba os efeitos que a AV pode trazer nas suas vidas. A relevância deste estudo justifica-se, então, por três grandes razões: pela necessidade de avaliar e explicar, de forma tangível para as regiões e populações locais, as influências da AV; pela necessidade de identificar oportunidades e riscos para as regiões servidas; e pela necessidade de encorajar a discussão nas regiões no sentido de melhor se mobilizarem para o aproveitamento da nova infra-estrutura. A realização de um estudo regional está alinhada com a prática internacional. Países como a Espanha, França e Alemanha estudam o impacto do investimento da AV na economia regional. Este tipo de investimento tem até por vezes o objectivo claro de desenvolver regiões específicas de um país. A primeira componente do estudo é destinada à análise dos efeitos da AV em regiões europeias comparáveis à de Leiria e tem como objectivo compreender os efeitos associados ao desenvolvimento da rede de AV nas cidades e regiões seleccionadas. Após análise caso a caso, considerou-se como principais critérios de selecção as semelhanças socioeconómicas, demográficas e culturais com Portugal, as características da AV como a tipologia da infra-estrutura e do seu tráfego e a proximidade com a capital, resultando na selecção de 8 cidades e regiões espanholas (Ciudad Real, Guadalajara, Toledo, Segovia e Valladolid) e francesas (Le Mans (Sarthe), Vendôme (Loire-et-Cher) e Reims (Marne)). Nas regiões analisadas, observou-se que a AV contribuiu para o bem-estar das populações, reduzindo tempos de viagem face à viatura particular (sempre mais de 50%) e aumentando o acesso ao trabalho e lazer. Observou-se, também, que a AV contribui para a produtividade e dinamismo económico das regiões, aumentando a produtividade, pelo efeito de escala Rede de Alta Velocidade - avaliação da sua influência na região de Leiria decorrente da aproximação de mercados e pela redução de tempo e custos de transporte. Por último, em termos das principais influências, e consequência das observações anteriores e da dinâmica local de desenvolvimento (ou nível da reorganização urbanística e acessibilidades, por exemplo), observou-se também que a AV contribuiu de forma concreta para captar investimento e população para as regiões analisadas. Importa salientar que a AV per si não é condição suficiente para fomentar o crescimento, mas antes funciona como facilitador ou catalisador do desenvolvimento regional. Na segunda componente do estudo, foram ouvidos os representantes do tecido económico e social da região de Leiria no sentido de compreender quais influências antecipadas na região. Para tal, foram realizadas 53 entrevistas individuais a empresas, associações comerciais e industriais, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, instituições de turismo, mobilidade, saúde e educação. No seguimento dessas entrevistas foram realizadas ainda três sessões de trabalho, uma com representantes das empresas, outra com os representantes do Turismo da região e uma última com os Presidentes da Câmara de Leiria e da Marinha Grande e da Junta de Freguesia da Barosa, no sentido de validar e reforçar as conclusões retiradas nas entrevistas individuais. Os interlocutores identificaram em conjunto as oportunidades e riscos decorrentes da chegada da AV à região assim como recomendações de acção para concretizar as oportunidades e mitigar os riscos. É fundamental assegurar condições que favoreçam a influência positiva da nova infraestrutura, tirando partido de aspectos que já caracterizam a região de Leiria, como a existência de pólos de atractividade turística, a disponibilidade de competências especializadas e a capacidade dos agentes locais para se mobilizarem. De facto, para se tirar proveito da nova infra-estrutura, é essencial que esta seja inserida no projecto das cidades receptoras da linha de AV, assim como da região como um todo. A AV só se converte num elemento dinamizador se existir um projecto sólido do território e quando este é capaz de identificar oportunidades e desenhar estratégias necessárias para que a AV seja parte integrante desse projecto.