Publication
REFLETIR E INVESTIGAR EM JARDIM DE INFÂNCIA: O PAPEL DO EDUCADOR PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gamboa, Maria José Nascimento Silva | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Beatriz Branco | |
dc.date.accessioned | 2025-01-29T16:37:46Z | |
dc.date.available | 2025-01-29T16:37:46Z | |
dc.date.issued | 2024-12-11 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresenta o meu percurso de (trans)formação enquanto educadora de infância e investigadora. Este encontra-se estruturado em duas dimensões distintas: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva, é espelhada uma reflexão crítica, cruzada e fundamentada com autores de referência acerca dos desafios e aprendizagens vivenciados nos diferentes contextos de Prática Pedagógica — contexto de Creche, Jardim de Infância I e Jardim de Infância II. Na dimensão investigativa, apresenta-se um ensaio investigativo desenvolvido no âmbito da Prática Pedagógica — Jardim de Infância II, cujos participantes foram 4 crianças, entre os 5 e os 6 anos, de um Jardim de Infância de rede pública. Este estudo centrou-se em perceber “Qual o papel do educador na construção das relações de amizade potenciadoras do desenvolvimento de competências sociais?”. Os dados recolhidos evidenciam que conhecer as perceções de cada criança sobre a amizade (o que é ser amigo e como se fazem amigos) e a criação de momentos educativos em que se deu voz às crianças, incentivando-as a expressar o que pensam e sentem, permitiram desenvolver competências sociais positivas e reconhecer competências sociais negativas. Nesta linha, o presente ensaio investigativo possibilitou fomentar a capacidade de a criança, a partir do tema da amizade, expressar e comunicar saberes e atitudes entre pares, tendo-se aberto uma oportunidade de desenvolvimento de competências sociais, fundamentais para a criança aprender a viver bem e de forma justa em sociedade. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203852192 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/10443 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Amizade | pt_PT |
dc.subject | Competências Sociais | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré- Escolar | pt_PT |
dc.subject | Papel do Educador de Infância | pt_PT |
dc.title | REFLETIR E INVESTIGAR EM JARDIM DE INFÂNCIA: O PAPEL DO EDUCADOR PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- (2024) Beatriz G._Relatorio de Pratica de Ensino Supervisionada.pdf
- Size:
- 25.44 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: