Repository logo
 
Publication

REFLETIR E INVESTIGAR EM JARDIM DE INFÂNCIA: O PAPEL DO EDUCADOR PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGamboa, Maria José Nascimento Silva
dc.contributor.authorGonçalves, Beatriz Branco
dc.date.accessioned2025-01-29T16:37:46Z
dc.date.available2025-01-29T16:37:46Z
dc.date.issued2024-12-11
dc.description.abstractO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresenta o meu percurso de (trans)formação enquanto educadora de infância e investigadora. Este encontra-se estruturado em duas dimensões distintas: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva, é espelhada uma reflexão crítica, cruzada e fundamentada com autores de referência acerca dos desafios e aprendizagens vivenciados nos diferentes contextos de Prática Pedagógica — contexto de Creche, Jardim de Infância I e Jardim de Infância II. Na dimensão investigativa, apresenta-se um ensaio investigativo desenvolvido no âmbito da Prática Pedagógica — Jardim de Infância II, cujos participantes foram 4 crianças, entre os 5 e os 6 anos, de um Jardim de Infância de rede pública. Este estudo centrou-se em perceber “Qual o papel do educador na construção das relações de amizade potenciadoras do desenvolvimento de competências sociais?”. Os dados recolhidos evidenciam que conhecer as perceções de cada criança sobre a amizade (o que é ser amigo e como se fazem amigos) e a criação de momentos educativos em que se deu voz às crianças, incentivando-as a expressar o que pensam e sentem, permitiram desenvolver competências sociais positivas e reconhecer competências sociais negativas. Nesta linha, o presente ensaio investigativo possibilitou fomentar a capacidade de a criança, a partir do tema da amizade, expressar e comunicar saberes e atitudes entre pares, tendo-se aberto uma oportunidade de desenvolvimento de competências sociais, fundamentais para a criança aprender a viver bem e de forma justa em sociedade.pt_PT
dc.identifier.tid203852192pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/10443
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAmizadept_PT
dc.subjectCompetências Sociaispt_PT
dc.subjectEducação Pré- Escolarpt_PT
dc.subjectPapel do Educador de Infânciapt_PT
dc.titleREFLETIR E INVESTIGAR EM JARDIM DE INFÂNCIA: O PAPEL DO EDUCADOR PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIAISpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
(2024) Beatriz G._Relatorio de Pratica de Ensino Supervisionada.pdf
Size:
25.44 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: