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Avaliação Externa das Escolas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBarreto, Maria Antónia Belchior Ferreira
dc.contributor.advisorMenino, Hugo Alexandre Lopes
dc.contributor.authorMorgado, Carlos Manuel Lourenço
dc.date.accessioned2025-02-06T14:44:51Z
dc.date.available2025-02-06T14:44:51Z
dc.date.issued2024-12-06
dc.description.abstractEm Portugal, a questão da avaliação das escolas tem vindo a ser cada vez mais debatida e as atitudes dos vários intervenientes do setor educativo, nomeadamente das escolas, têm vindo a ser objeto de algumas transformações. Com este estudo pretende-se identificar os pontos fortes e áreas de melhoria entre o segundo e o terceiro ciclo avaliativo implementados pela IGEC e a sua evolução, depois de decorridos dois ciclos avaliativos da AEE, através da verificação de aumentos ou diminuições no número de pontos fortes e áreas de melhoria. É também um objetivo a verificação do impacto da AEE nos processos de melhoria das escolas, uma vez que esta tem uma clara função formativa. Este estudo de natureza documental consistiu na análise de 8 relatórios de avaliação externa, de 4 agrupamentos de escolas da zona centro de Portugal continental, referentes aos dois ciclos avaliativos. A análise consistiu na identificação do número de pontos fortes e áreas de melhoria registados em cada escola e em cada ciclo, seguindo-se uma categorização de cada ponto forte e área de melhoria relativamente ao domínio e campo de análise em que se enquadram. Procedeu-se também a uma análise do número de pontos fortes e áreas de melhoria que se mantiveram identificados nos relatórios de cada ciclo avaliativo, permitindo verificar o número de pontos fortes e áreas de melhoria que permaneceram em cada escola durante os dois ciclos avaliativos. Procedeu-se ainda à análise do número de referências, nos relatórios, aos processos de autoavaliação das escolas como pontos fortes ou áreas de melhoria, possibilitando um estudo das tendências apresentadas relativamente ao desenvolvimento dos processos de autoavaliação. Do balanço de pontos fortes e áreas de melhoria nos dois ciclos avaliativos observa-se uma certa contradição dos dados, e da análise efetuada de acordo com os campos de análise e domínios em que se inserem. Sugere também alguma inconsistência nas avaliações e sobretudo a falta de continuidade num processo que a deveria assegurar: a avaliação externa de escolas.pt_PT
dc.identifier.tid203881079pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/10460
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAvaliação Externa das Escolaspt_PT
dc.subjectÁreas de Melhoria da Escolapt_PT
dc.subjectAvaliação das escolaspt_PT
dc.subjectGestão escolarpt_PT
dc.titleAvaliação Externa das Escolaspt_PT
dc.title.alternativePontos Fortes e Áreas de Melhoria em Agrupamentos de Escolas do Concelho de Leiriapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameCiências da Educação - Gestão, Avaliação e Supervisão Escolarespt_PT

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