Repository logo
 
Publication

A escola na promoção de valores de cidadania

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBarreto, Maria Antónia Belchior Ferreira
dc.contributor.authorFerreira, Carla Sofia Pereira Alves
dc.date.accessioned2020-10-21T13:35:53Z
dc.date.available2020-10-21T13:35:53Z
dc.date.issued2020-07-02
dc.description.abstractSociedades, governos, instituições e agentes educativos têm desenvolvido práticas pedagógicas e encetado diferentes iniciativas no âmbito da temática da Cidadania Global. Esta visa a transformação social e assenta os seus alicerces mais profundos na educação, com o objetivo de promover o respeito, a tolerância, a igualdade de género e o espírito crítico; combatendo a exclusão e segregação, a iliteracia e a pobreza. No presente trabalho, começámos pela análise de literatura, sobre o conceito de desenvolvimento, na tentativa de o enquadrar no tempo e no espaço, compreendendo a sua evolução e afirmação no contexto educativo, e relacionando-o com a Educação Global. Desenvolvemos um trabalho de pesquisa e consulta de documentos de referência para definição e implementação de Educação para a Cidadania – tanto de carácter nacional como internacional - bem como de outros documentos estruturantes de carácter legal. Para o desenvolvimento, elaborámos a seguinte pergunta de partida: Como é que os assistentes operacionais (AO) com funções educativas compreendem e implementam os valores de cidadania nas escolas do 1º ciclo do ensino básico? Interessou-nos compreender como acontecem, à luz da Educação para a Cidadania, as interações em meio escolar entre a criança-assistente operacional e vice-versa. Desta forma, fizemos um estudo exploratório e descritivo, assente no paradigma qualitativo e com recurso à entrevista semiestruturada como técnica de recolha de dados, tratados pela técnica de análise conteúdo. Os resultados obtidos permitem concluir que os profissionais entrevistados revelam um nível de formação académica muito baixo; não estão familiarizados com o conceito de cidadania; não o promovem junto das crianças e não valorizam o papel da escola como espaço fundamental de educação para a cidadania.pt_PT
dc.identifier.tid202528030pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/5169
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectAssistente Operacionalpt_PT
dc.subjectEducação para o desenvolvimentopt_PT
dc.titleA escola na promoção de valores de cidadaniapt_PT
dc.title.alternativeo papel das assistentes operacionaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação- Área Especialização Educação e Desenvolvimento Comunitáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Projeto_ Carla Ferreira_ Correcoes Formais.pdf
Size:
1.09 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: