Browsing by Issue Date, starting with "2020-07-02"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A escola na promoção de valores de cidadaniaPublication . Ferreira, Carla Sofia Pereira Alves; Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraSociedades, governos, instituições e agentes educativos têm desenvolvido práticas pedagógicas e encetado diferentes iniciativas no âmbito da temática da Cidadania Global. Esta visa a transformação social e assenta os seus alicerces mais profundos na educação, com o objetivo de promover o respeito, a tolerância, a igualdade de género e o espírito crítico; combatendo a exclusão e segregação, a iliteracia e a pobreza. No presente trabalho, começámos pela análise de literatura, sobre o conceito de desenvolvimento, na tentativa de o enquadrar no tempo e no espaço, compreendendo a sua evolução e afirmação no contexto educativo, e relacionando-o com a Educação Global. Desenvolvemos um trabalho de pesquisa e consulta de documentos de referência para definição e implementação de Educação para a Cidadania – tanto de carácter nacional como internacional - bem como de outros documentos estruturantes de carácter legal. Para o desenvolvimento, elaborámos a seguinte pergunta de partida: Como é que os assistentes operacionais (AO) com funções educativas compreendem e implementam os valores de cidadania nas escolas do 1º ciclo do ensino básico? Interessou-nos compreender como acontecem, à luz da Educação para a Cidadania, as interações em meio escolar entre a criança-assistente operacional e vice-versa. Desta forma, fizemos um estudo exploratório e descritivo, assente no paradigma qualitativo e com recurso à entrevista semiestruturada como técnica de recolha de dados, tratados pela técnica de análise conteúdo. Os resultados obtidos permitem concluir que os profissionais entrevistados revelam um nível de formação académica muito baixo; não estão familiarizados com o conceito de cidadania; não o promovem junto das crianças e não valorizam o papel da escola como espaço fundamental de educação para a cidadania.
- Light Field Image Coding Based on Hybrid Data RepresentationPublication . Monteiro, Ricardo J. S.; Rodrigues, Nuno M. M.; Faria, Sérgio M.M.; Nunes, Paulo J. L.This paper proposes a novel efficient light field coding approach based on a hybrid data representation. Current state-of-the-art light field coding solutions either operate on micro-images or sub-aperture images. Consequently, the intrinsic redundancy that exists in light field images is not fully exploited, as is demonstrated. This novel hybrid data representation approach allows to simultaneously exploit four types of redundancies: i) sub-aperture image intra spatial redundancy, ii) sub-aperture image inter-view redundancy, iii) intra-micro-image redundancy, and iv) inter-micro-image redundancy between neighboring micro-images. The proposed light field coding solution allows flexibility for several types of baselines, by adaptively exploiting the most predominant type of redundancy on a coding block basis. To demonstrate the efficiency of using a hybrid representation, this paper proposes a set of efficient pixel prediction methods combined with a pseudo-video sequence coding approach, based on the HEVC standard. Experimental results show consistent average bitrate savings when the proposed codec is compared to relevant state-ofthe-art benchmarks. For lenslet light field content, the proposed coding algorithm outperforms the HEVCbased pseudo-video sequence coding benchmark by an average bitrate savings of 23%. It is shown for the same light field content that the proposed solution outperforms JPEG Pleno verification models MuLE and WaSP, as these codecs are only able to achieve 11% and −14% bitrate savings over the same HEVC-based benchmark, respectively. The performance of the proposed coding approach is also validated for light fields with wider baselines, captured with high-density camera arrays, being able to outperform both the HEVCbased benchmark, as well as MuLE and WaSP.
